Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Como dividir cotas de empresa? Saiba tudo!

socios-reunidos-para-analisar-como-dividir-cotas-de-empresa

Conhecer o valor das cotas ou quotas de cada um dos sócios de uma empresa é indispensável, tanto para o sucesso do negócio, como para eventuais situações que possam ocorrer e que exijam que todos saibam exatamente quanto possuem para conduzirem da melhor forma possível, seja uma dissolução societária, uma briga entre sócios, a compra ou venda de partes da empresa e muito mais. Por isso, se você ainda não sabe como dividir cotas da sua empresa, esse artigo é para você.

Então vamos lá? Boa leitura!

Antes de entender como dividir cotas de empresa, vamos definir alguns conceitos:

 – O que é o capital social de uma empresa?

O capital social é a quantia que os sócios e acionistas estabelecem para inserir na empresa quando iniciam suas atividades na empresa. Em outras palavras, é o montante para que o negócio possa dar seus primeiros passos e começar a gerar resultados, já que em seu início pode ser difícil gerar receitas para cobrir as despesas, representando um fôlego ou uma segurança inicial.

O capital social se divide em subscrito e integralizado. O primeiro representa o valor que o sócio pretende integralizar, representando um compromisso com a empresa. O último é, de fato, o montante que foi passado para a empresa, ou seja, quando o sócio que o subscreveu anteriormente, faz a transferência total do montante para a empresa.

Vale lembrar, também, que muitos empresários mantém o valor desse capital intacto no contrato, mesmo que façam aportes ou reinvestimentos. Por isso, caso ele queira se retirar da empresa, irá receber um valor superior ao que estava em contrato social.

Entendido? Ótimo. Mas o que isso tem a ver com cotas de empresas? É isso que veremos abaixo:

– O que são cotas (ou quotas) sociais ou empresariais?

Conforme a legislação brasileira, as sociedades empresariais são formadas a partir do momento em que é realizado o registro do contrato social. Nele está contido o capital social dividido em cotas iguais ou não, dependendo dos interesses e acordos entre os próprios sócios.

empresarios-pensando-como-dividir-cotas-de-empresaAs quotas ou cotas de uma empresa são a fração que cada sócios receberá do capital social da empresa, ou seja, a divisão do capital social entre os sócios. Parece simples, não é mesmo? Porém, o valor justo das cotas não é necessariamente o que consta em contrato social. Isso porque, o valor que o sócio deve receber no momento de sua saída está diretamente atrelado ao potencial da empresa em gerar caixa.

Por isso, para conhecer de fato o valor das cotas de uma empresa, é preciso conhecer o real valor da empresa, o que depende de ativos tangíveis, intangíveis, marca, resultados financeiros, vantagens competitivas, perspectivas de crescimento, premissas, riscos e muito mais. Para isso, é preciso fazer o valuation ou a avaliação da empresa. Com o valor da empresa em mãos, os sócios serão capazes de entender como calcular o valor de suas cotas e entender seus direitos e deveres frente à empresa.

Agora sim, como dividir cotas de empresa?

Como vimos acima, para dividir cotas de empresa, é preciso fazer o valuation da empresa. Valuation é o termo em inglês com origem na palavra value, que significa valor e significa o processo de avaliação de empresas.

Esse processo representa o cálculo para estimar o valor de um negócio ou empresa através de métodos quantitativos para analisar a situação financeira e as perspectivas de crescimento.

Vale destacar que o valuation não é uma ciência exata e, por ser uma projeção, seu valor é aproximado e pode variar conforme as diversas formas de cálculo, as premissas e percepções utilizadas e os responsáveis pela avaliação. Por isso, chegar a esse valor não é tarefa simples e exige conhecimentos avançados de profissionais especialistas no assunto.

Somente um expert será capaz de emitir um laudo técnico de avaliação de forma imparcial, sem favorecer nenhuma das partes e evitando conflitos. Assim, após a conclusão da avaliação da empresa, o profissional também conseguirá definir o valor das cotas com maior exatidão.

empresarios-reunidos-pensando-sobre-como-dividir-cotas-de-empresaExistem diversos métodos para calcular o valor de uma empresa e a escolha do mais adequado conforme os detalhes do negócio é fundamental para encontrar um valor mais próximo da realidade. Os métodos mais utilizados são:

– Fluxo de Caixa Descontado:

Visa trazer a valor presente, mediante uma taxa de desconto que representa o risco e o custo de capital da empresa, a capacidade do negócio de gerar riquezas no futuro, considerando o valor do dinheiro no tempo.

É um dos métodos mais usados e completos para avaliar empresas, envolvendo análises robustas e de diversas variáveis. Em geral, se aplica para empresas que têm lucro, fluxo organizado e certa maturidade.

– Múltiplos de Mercado:

Seu objetivo é fazer uma análise comparativa do desempenho econômico de empresas semelhantes ou de transações já realizadas que possam refletir realidades parecidas com a empresa em avaliação.

É um método simples e rápido de usar, principalmente por empresas que tem alto valor em ativos. Se aplica quando os ativos são similares ou comparáveis, o que pode ser difícil encontrar em alguns casos.

– Método Contábil:

O método contábil avalia empresas com base na projeção do seu patrimônio líquido, isto é, a diferença entre os ativos e os passivos da empresa.

Este é um método mais obsoleto e utilizando em alguns casos específicos por não retratar a lucratividade e o futuro do negócio.

– Método BuyCo.:

A BuyCo. criou um método próprio e comprovado para avaliar empresas de pequeno porte, depois de 10 anos de estudos e com base em 5 outros métodos e com 54 perfis de empresas.

Ponderamos o método da base zero (valor que o empresário investiu no negócio), o valor do ponto comercial (soma dos ativos imobilizados da empresa), a expectativa de retorno (tempo esperado de retorno do investimento), o fluxo de caixa (visão conservadora do futuro) e o múltiplo setorial (comparação com empresas similares).

E aí, quer saber mais? Então basta clicar no botão:

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

Por que saber como dividir cotas de empresa?

Saber dividir cotas de empresa é extremamente importante para diversos momentos da vida empresária. Isso porque, ao longo da vida de uma empresa, pode ser que surja a necessidade de fazer uma dissolução societária, ou mesmo a compra ou a venda da parte de um sócio. Assim, com o valor das cotas em mente, é possível conhecer exatamente a parte de cada um dos sócios, evitando conflitos e permitindo negociações mais justas, transparentes e sem sacrifício para nenhuma das partes.

Sabemos que criar e manter uma sociedade não é tarefa fácil e muitos conflitos podem surgir ou algum sócio possa querer sair da sociedade para seguir outro rumo. Porém, a entrada ou a saída de sócios pode trazer mudanças substanciais na estrutura de capital, não é mesmo?

Abaixo, veremos mais alguns motivos para você saber como dividir cotas de empresa:

Tem uma sociedade e já pensou em vender sua parte da sua empresa? Se você não souber quanto ela vale, pode perder oportunidades por desconhecimento ou, no pior dos casos, aceitar propostas muito inferiores ao real valor da sua cota. Além disso, ao acompanhar o valor da sua cota, você poderá esperar momento em que a empresa se valorize para fazer um negócio melhor ou mesmo, melhorar a gestão para valorizar o negócio cada vez mais, afinal, ao avaliar a empresa, você e os demais sócios terão um diagnóstico completo do negócio.

Em resumo: com o valor da empresa em mãos, todas as partes interessadas terão ciência de seus direitos e de seus deveres de forma clara e objetiva, permitindo que a dissolução seja justa, transparente e benéfica para todas as partes. Isso evita brigas e disputas judiciais complexas e demoradas, além de ser uma precaução para eventuais brigas de sócios ou o fim de uma empresa familiar ou conjugal.

Outra aplicação: quer comprar as cotas de uma empresa? Então o primeiro passo é conhecer seu valor justo, o que evita cair em armadilhas de mercado, afinal, ninguém estará disposto a investir em uma empresa sem conhecer quanto ela realmente vale e sem alguma comprovação desse valor.

Algumas outras aplicações são:socios-dando-as-maos-apos-decidir-como-dividir-cotas-de-empresa

– Atração de novos investidores para o negócio;

– Aposentadoria ou sucessão;

– Conflitos entre sócios;

– Inventário;

– Gratificação de funcionários com cotas;

– Planos de expansão;

– E muito mais!

Conclusão:

Como vimos, para dividir cotas de empresa, é preciso realizar o processo de valuation que está longe de ser uma ciência exata. Por isso, a escolha de bons profissionais é fundamental para encontrar valores cada vez mais próximos da realidade.

Aqui na BuyCo. nós contamos com consultores de negócios especialistas em avaliação de empresas. Garantimos a imparcialidade e a confidencialidade dos dados e já avaliamos milhares de empresas em todo o Brasil.

E aí, quer saber mais sobre o método BuyCo.? É muito simples! Basta clicar no botão:

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

Caso sua empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para te atender. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

anunciar-minha-empresa

Como anunciar minha empresa para a venda?

Múltiplo de EBITDA: o que é e como usar no Valuation

Fluxo de Caixa Descontado (FCD): o que é, para que serve e como calcular