Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Comprar uma empresa em funcionamento pode ser mais vantajoso que começar uma do zero. Por quê?

comprar-uma-empresa

Muitas pessoas sonham em empreender e ter um negócio próprio. Seja para deixar de ser um funcionário, ter maior flexibilidade, vida equilibrada e poder de decisão, como também obter uma maior remuneração e um padrão de vida melhor. Por isso, se você sonha em empreender e não sabe por onde começar, comprar uma empresa pronta pode ser uma ótima opção.

Preparamos esse artigo para você conhecer as vantagens de comprar uma empresa em operação, bem como alguns cuidados que devem ser levados em consideração para que o novo negócio seja bem-sucedido. Então, vamos lá? Boa leitura!

Vantagens de comprar uma empresa em funcionamento

Empreender requer planejamento e análise do maior número de dados. Seja para iniciar um negócio do zero ou comprar uma empresa, é preciso avaliar vantagens e desvantagens. No último caso, cabe ressaltar que existem inúmeros negócios à venda e um deles pode se encaixar no seu perfil, basta procurar aquilo que lhe interessa.

Uma empresa à venda não significa que ela não tem um futuro. Os motivos são diversos: pessoas com problemas financeiros, negócios de família desfeitos, perda de interesse, novas oportunidades, entre outros.

Empreendedores acreditam que comprar uma empresa pronta representa um risco menor do que começar uma do zero. Isso porque o período mais crítico para uma empresa ocorre em seu primeiro ano de operação.

Assim, um negócio já existente reduz muito os custos iniciais de abertura, incluindo taxas e emissão de alvará por parte da Junta Comercial, bem como a compra de móveis, máquinas e materiais. Com isso, evita-se parte da burocracia.

Ademais, um histórico conhecido reduz as chances de insucesso. Com ele é possível auditar números, fazer análises completas com base em valores reais e analisar tendências com base em dados passados. Isso reduz a incerteza da criação de um negócio, que ainda não tem dados suficientes e cria previsões que podem não se concretizar.

Além disso, começar algo do zero exige um esforço inicial intensivo de tempo e dinheiro para conseguir fornecedores, clientes e treinar funcionários, bem como para tornar a marca conhecida no mercado. Em um negócio pronto, cabe ao empresário cultivar tais heranças, fortalecer relações e atrair novas.

Um negócio em operação permite aproveitar da estrutura, do fluxo de caixa, dos créditos e do estoque já existentes. Além disso, é possível aproveitar a localização, a infraestrutura, os processos, as estratégias, o Marketing e o nome da empresa. Faz sentido, não é?

Alguns cuidados antes de comprar uma empresa

comprar-uma-empresa

Da mesma forma que existem vantagens na compra de uma empresa em operação, alguns riscos e desvantagens devem ser considerados para que a escolha de investimento do seu capital seja mais assertiva.

Por isso, como forma de mitigar as chances de você cair em uma armadilha, você deve tomar alguns cuidados antes de efetuar o negócio.

Primeiro, cabe lembrar que comprar uma empresa não é barato e, algumas vezes, pode sair até mais caro que começar um negócio do zero. Você deve estar se questionando sobre o motivo disso. Simples: um negócio em operação já possui uma carteira de clientes, funcionários treinados, além de já ser conhecida pelo nome, marca ou localização.

Por isso, é fundamental avaliar os motivos por trás do preço alto, de forma a entender se o negócio realmente vale a pena. Muitas vezes a empresa pode ter uma má reputação que não valha a pena, pois prejudica muito as possibilidades da empresa se tornar um bom negócio.

Um laudo de avaliação de empresas pode ser ideal para encontrar o valor justo do negócio. Além disso, com uma avaliação você conhece problemas ocultos, dívidas e outros passivos antes que estes se tornem uma surpresa após a concretização do negócio.

Um olhar minucioso por parte de especialistas que conhecem empresas e o mercado pode ser um diferencial para descobrir quais negócios valem a pena e quais são armadilhas. Em alguns casos, empresas anunciadas não tem licença para operar ou estão em locais que não podem exercer suas atividades.

É aí que a BuyCo. começa a agir!

A BuyCo. oferece um método próprio de avaliação destinado a pequenas empresas, 100% digital, acessível e comprovado.

QUERO SABER QUANTO VALE UMA EMPRESA!

Caso a empresa tenha um porte maior, não se preocupe. A BuyCo. já criou soluções para isso. Quer saber mais? Então é só clicar aqui e entrar em contato!

Dicas práticas para comprar uma empresa

Agora que você já sabe vantagens e cuidados antes de fechar a compra de uma empresa, preparamos algumas dicas práticas que podem aumentar suas chances de sucesso no novo negócio. Então, vamos lá?

Procure empresas com um fluxo de caixa positivo

Empresas com fluxo de caixa positivo tem maior garantia de sucesso e retorno do capital investido, por isso, tornam o risco do seu negócio menor.

Porém atente-se a consistência e veracidade dos dados. Por isso, não caia em propagandas enganosas e avalie com atenção todos os dados, utilizando diversas fontes para pesquisar e não só crendo no que é dito pelo vendedor.

Além disso, busque dados históricos. Avaliar apenas um curto período de tempo pode distorcer a realidade. Assim, peça para olhar os registros de todo o histórico para ter segurança.

Verifique concessões, licenças, dívidas, processos em andamento, declarações de impostos e contratos

Verificar tais dados é fundamental, pois após a compra quem as assume é o comprador. Por isso, estar ciente e em dia com todas as obrigações é uma forma de avaliar se o negócio vale a pena, bem como se você consegue assumi-las.

Com esses dados em mãos é possível esclarecer a tomada de decisões. Ao optar por continuar com a compra é preciso definir se irá assumir as obrigações da forma como estão ou renegociar os contratos.

É melhor estar ciente e preparado do que está por vir do que se surpreender depois de efetuar o negócio. Ao colocar os dados no plano de negócios e fazer as contas, tudo sairá como você planejou.

Analise os documentos mais importantes

Todos os documentos relativos ao negócio são importantes. Principalmente os que dizem respeito à saúde financeira e aos contratos.

Por isso, para conhecer o histórico da organização é de extrema importância analisar registros e livros, Balanços Patrimoniais, Balancetes, Demonstrações do Resultado do Exercício, Fluxo de Caixa. Com eles em mãos é possível conhecer como a empresa tem desempenhado nos últimos anos.

Documentos de propriedade, registros de funcionários, patentes, marcas, registros de compra e venda, registro dos ativos que compõem a empresa, número de empregados e folha de pagamento são exemplos de documentos que devem ser considerados.

Com esses documentos em mãos, é possível garantir certa segurança e conforto sobre os resultados futuros e os riscos que podem surgir.

Conte com a ajuda do antigo dono

Ninguém conhece melhor o negócio do que o antigo dono. Por isso, extraia o maior número de dados possível do antigo dono e pergunte tudo o que julgar importante. Vale questionar os motivos da venda.

É provável que ele já conheça concorrentes e ele também passou por uma curva de aprendizagem muito valiosa, o que é diferente de iniciar um negócio do zero e ter que conhecer tudo pela primeira vez. Muitos testes já foram feitos, processos já foram executados e melhores práticas já forma desenvolvidas.

Alguém com um tempo de experiência consegue te explicar passo a passo, processos importantes, erros e acertos. É uma ajuda muito valiosa. Aprendendo com ele, você pode revitalizar o negócio a sua maneira, fazer com que o lucro aumente, fortalecer laços com parceiros e clientes.

Mas lembre-se que nem sempre sua ajuda pode contribuir. Isso você consegue perceber durante a negociação. Tenha senso crítico para entender o que pode ajudar e o que pode atrapalhar.

Aplique uma gestão de qualidade e procure inovações

Para que o negócio gere frutos, é preciso se dedicar a gestão. Tenha controle sobre as finanças, aplique novos processos e inove sempre.

Não deixe o negócio estagnar. Entenda como ele se estrutura, qual a cultura existente e promova práticas de melhorias contínuas. Busque reduzir ou, se possível, eliminar vícios e maus hábitos.

Além disso, empresários de sucesso afirmam que avaliam suas empresas de forma periódica para garantir uma gestão de qualidade e tomar decisões mais assertivas para sustentar e aumentar o sucesso que já possuem.

Mudanças muito radicais podem enfrentar resistências por parte da equipe, por isso, esteja atento a melhor forma de implantar novas práticas, envolva os funcionários, seja humilde e cuidadoso e apresente-lhes os benefícios da nova gestão.

Busque a ajuda de profissionais

comprar-uma-empresaMesmo que você saiba analisar todos os documentos e saiba avaliar a proposta, contar com profissionais experientes e imersos no mercado é um diferencial. Advogados podem te auxiliar no que se refere a documentos legais. Contadores também conseguem dar um parecer melhor sobre a situação da empresa.

Conclusão:

As vantagens da compra de um negócio em operação são muito atrativas. Considerando os cuidados e dicas que fornecemos é possível fazer um bom negócio com a compra de uma empresa em operação.

Por isso, pesquise muito antes da compra, observe pontos positivos e negativos e tome sua decisão da forma mais embasada possível.

Ficou interessado (a)? Então confira as oportunidades que a BuyCo. tem para você. Somos uma plataforma para comprar e vender micro, pequenas e médias empresas em qualquer lugar do mundo. Por isso, seu negócio dos sonhos pode estar mais perto do que você imagina! Clique aqui para entrar em contato!

anunciar-minha-empresa

Como anunciar minha empresa para a venda?

Múltiplo de EBITDA: o que é e como usar no Valuation

Fluxo de Caixa Descontado (FCD): o que é, para que serve e como calcular