Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

O Mercado Agro e o Brasil Como Um dos Protagonistas no Ramo

Mercado-Agro-e-o-Brasil-Como-Um-dos-Protagonistas-no-Ramo

O Mercado Agro é um dos principais setores da economia brasileira.

Você, provavelmente, já deve saber que o Brasil é um dos grandes protagonistas do Mercado Agro Mundial, certo? Afinal, o Brasil possui uma enorme extensão territorial e é muito rico em recursos naturais, como solos mais férteis, biomas mais propícios, dentre outros fatores.

Mas, você sabia que o PIB desse ramo deve crescer mais de 10% só em 2023? Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A justificativa dessa alta seria pelas altas na produção vegetal, em especial nas culturas de soja e milho.

Apesar da pandemia, em 2021, o PIB do agronegócio registrou um aumento de 8,36%, de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea-USP) e da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). No PIB geral brasileiro, a participação do setor foi de 27,4%, a maior taxa registrada desde 2004.

Portanto, o Mercado Agro é um setor em constante crescimento e desenvolvimento no país, e ele segue sendo o setor com maior influência na economia. Além disso, é um setor essencial para a sociedade, já que envolve a cadeia de alimentos de consumo direto.

Quer saber mais sobre o Mercado Agro e como esse setor vem operando pós pandemia? Então, continue lendo esse artigo para saber mais sobre esse segmento, perspectivas para 2023 e para os próximos anos! 

Boa Leitura!

O Mercado AGROMercado-agro

O agronegócio, também conhecido como agrobusiness, é um setor da economia extremamente relevante para o mundo, que envolve atividades agrícolas e pecuaristas. Em sua grande parte, essas atividades são feitas em escalas industriais.

O mercado corresponde às atividades econômicas relacionadas à agropecuária, ao manuseio de florestas para as plantações e serviços e ao extrativismo vegetal.

As médias e grandes propriedades podem produzir um tipo de plantio, que é chamado de monocultura, ou podem praticar duas modalidades (criar gado e plantar algum vegetal). Essas propriedades rurais são altamente produtivas. E foi a partir destas propriedades rurais, que impulsionou uma transformação conhecida como “modernização do campo”.

A modernização consiste no uso de máquinas, técnicas estratégicas de cultivo, sementes modificadas, criação de animais desenvolvidas, uso de produtos que aceleram o ciclo de plantio e crescimento de plantas e gados.

Nos últimos 40 anos o agronegócio passou por uma transformação, que modernizou e profissionalizou o ramo.

Com a modernização do campo, o Brasil pode alavancar a produtividade usando tecnologias avançadas no campo, assim, o país se tornou um dos maiores exportadores no segmento. O mercado agro é responsável por 52,2% de tudo exportado no país, segundo o Cepea.

Essa modernização fez com que o Brasil saísse da posição de importador e se tornasse o 3º maior produtor de alimentos do mundo, ou seja, o Brasil se tornou um dos maiores protagonistas do Mercado Agro. E esse foi só mais um dentre dos diversos recordes do mercado agro!

AgronegocioA Complexidade do Mercado AGRO

Por ser um setor tão grande no país, com diversas cadeias produtivas envolvidas, diversos agentes nos processos (pequenos, médios e grandes proprietários rurais) e atividades variadas, podemos afirmar que o mercado agro é extremamente complexo, robusto e altamente lucrativo!

O que muita gente não sabe é que o mercado agro não é apenas as fazendas e campos, o setor agropecuário é responsável por envolver todas as atividades da cadeia agroindustrial.

Por sua complexidade, ele é composto por quatro setores da economia, são eles:

Agropecuária Básica ou Primária, Agroindústria e Agrosserviços

No setor primário, acontece a produção rural, seja ela agrícola ou pecuária. O setor secundário está relacionado às agroindústrias, que são grandes fazendas que plantam e processam a matéria-prima em escala industrial. Como por exemplo: produtoras de laranja, elas já produzem o suco engarrafado, que será vendido.

Já o terceiro setor está ligado com a distribuição e venda dos produtos rurais. O terceiro setor gera bilhões, inclusive com exportação, e torna a atividade do agronegócio extremamente lucrativa. Desta forma, o ciclo do agro é dividido, também, em três etapas: 1- Produção rural, 2- Agroindústria e 3- Envolvimento do segmento de comércio e logística.

A produção agropecuária e o mercado agro se desenvolveram tanto no país que o Brasil será o grande fornecedor de alimentos no futuro. Isto porque, o país possui uma agricultura adaptada às regiões tropicais e produtores rurais se transformando cada vez mais, e se adaptando a desafios, como foi o exemplo da pandemia.

Exportaçao-mercado-agroO Recorde de Exportação do Agronegócio em 2021

Considerado o terceiro maior exportador mundial de produtos agropecuários, o Brasil bateu, em maio, um novo recorde de exportações no setor, segundo o Ministério da Agricultura. Porém, quando comparado a maio de 2020, a alta equivale a 33,7%. Esse número corresponde a 13,94 bilhões de dólares, recorde que não era batido desde 1997.

O Brasil é o maior exportador mundial de soja, açúcar bruto, carne bovina congelada e aves.

Segundo o Ministério, a explicação para esse “boom” seria a necessidade de os países assegurarem estoques de alimentos durante a pandemia. Logo, quanto mais pessoas em casa, maior é o consumo de alimentos.

Com o mercado brasileiro em ritmo acelerado, a China tem sido nosso maior cliente. O Ministério da Agricultura informou ainda, que o maior impulso foi nas cotações das commodities.  Ao mesmo tempo que o índice de preços subiu 24,6%, o crescimento no índice quantum foi de 7,3%.

Principais Desafios Enfrentados Pelo SetorDesafios-enfrentados-pelo-setor

Apesar de ser um dos segmentos mais relevantes para a economia brasileira, os últimos anos revelaram os desafios que o mercado vem enfrentando devido, ainda, às interrupções na cadeia de abastecimento global. Este fator mudou as tendências desse mercado para 2023, e também, altera a produção do segmento.

Diversas mudanças estão acontecendo, como por exemplo a mudança dos hábitos de consumo das pessoas. O consumidor passa a se preocupar mais com questões de sustentabilidade, e não apenas os consumidores, como também os investidores, nacionais e estrangeiros.

Pode-se afirmar que as empresas do segmento que investiram em digitalização de processos, certamente, irão se recuperar mais rápido.

Entretanto, a mudança de comportamento dos consumidores e investidores é apenas a ponta do iceberg.

A Guerra Da Ucrânia e A Instabilidade Climática: Os Maiores Desafios Enfrentados Pelo Setor Em 2022

De acordo com o balanço da CNA, o grande desafio que justifica a queda econômica do agronegócio em 2022, foi a Guerra da Ucrânia. A guerra aumentou o custo de insumos importantes, como fertilizantes e defensivos, que encareceram, em média, mais de 100% ao longo do ano de 2022.

Com esse cenário, o custo operacional definitivo por safra de grãos foi um dos mais altos nos últimos anos. Porém, esse custo não foi revertido no preço dos alimentos e commodities, isso fez com que o lucro do produtor rural diminuísse

Uma outra dificuldade do ramo foram as questões climáticas, como por exemplo, a seca na Região Sul e enchentes em Minas Gerais, Bahia e em outros estados do Nordeste. Essa instabilidade climática impactou na produção agrícola. Só na lavoura de milho e soja, a estimativa é que R$83 bilhões foram perdidos por causa do clima.

Mercado-agro-perspectivasPerspectivas do Mercado AGRO em 2023

O mercado agro, apesar dos seus desafios, é um setor que se adapta e lida bem diante de mudanças e transformações. Por isso, apesar de todos os obstáculos, as expectativas para 2023 são ótimas!

A perspectiva é de que o setor volte a crescer em 2023! Segundo o Ipea, o crescimento para o PIB do setor é de 10,9% em 2023 em relação a 2022. As questões macroeconômicas estão ajudando para essa projeção, além da estabilidade do aumento inflacionário e taxa de juros em nível mundial nos últimos meses.

Todos os anos o Mercado Agro gera recordes históricos para o país e as perspectivas são de que 2023 não seja diferente. Segundo um Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE), divulgado no final de 2022, a safra nacional de grãos, cereais e leguminosas deve aproximar-se de 288,1 milhões de toneladas em 2023, um crescimento de 9,6% em relação às estimativas do ano anterior.

Essa expectativa no setor se reflete no Índice De Confiança Do Agronegócio, que fechou o 3º trimestre de 2022 com 116,3, uma alta de 6,1 pontos em relação ao levantamento anterior. Essa alta pode ser justificada pela melhora generalizada na análise sobre a economia brasileira, além dos bons indicadores registrados no momento em que a entrevista foi feita, como por exemplo: “houve queda no risco Brasil, a inflação cedeu lugar a um quadro deflacionário como resultado da alta de juros e da queda dos preços dos combustíveis e, além disso, melhoraram as projeções para o crescimento do PIB em 2022.”, de acordo com o ICAGRO.

Os Desafios Ainda Estarão Presentes No Ano De 2023!

Os desafios continuam neste ano, especialmente quando falamos de crescimento lento do mercado consumidor. A produção de alimentos deve ser superior à demanda do mercado, dessa forma, o preço dos produtos pode não alcançar níveis tão rentáveis ao produtor rural.

O agricultor precisa, então, reduzir custos de produção para tentar melhorar seu próprio lucro neste ano.

Tendências para o Mercado AGRO em 2023

A tecnologia já está presente no campo a tempos e já trouxe melhorias na lavoura e na gestão agrícola, que passou a ser mais lucrativa e eficiente por esse motivo. Neste ano, a tecnologia passa a ser mais presente nas atividades agrícolas, de tais formas:

Internet das Coisas

A internet das coisas surge para facilitar a vida do produtor rural, ela permite a coleta e análise de dados de forma mais assertiva, o produtor pode, então, entender mais sobre a qualidade do solo, uso de fertilizantes e água, manutenção de máquinas, etc.

Inteligência Artificial (IA)

As IAs podem facilitar na gestão das fazendas e campos, já que é um sistema que analisa os dados e gera informações sobre os processos que precisam ser otimizados. Dessa forma, é possível automatizar processos, máquinas e usar melhores técnicas de manejo em cada diferente tipo de cultura.

DronesDrone-agronegocio

Os drones já são usados em diversos serviços e ajudam de diversas formas. O agricultor pode usá-lo para observar como está o plantio ou se possui pragas ou se está saudável.

De acordo com o relatório Agriculture Drone Market, feito em 2021, estima-se uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) do setor de 22,4% entre 2021 e 2030 do uso de drones agrícolas.

O uso de drones pode ser muito benéfico ao agricultor, otimizando processos, realizando mapeamentos aéreos, pode trazer uma precisão na pulverização, entre outros usos. Assim, ele pode contribuir com economia de tempo, diminuir desperdícios de insumos, etc.

Outras tendências interligadas à tecnologia são o uso de armazenamento de dados na Nuvem, uso se softwares de gestão, 4G e 5G, como forma de ampliar a conectividade. Todos esses recursos podem servir como forma de automatizar tarefas, garantir uma análise mais assertiva do fluxo de caixa e planejamento, dentre outros benefícios que a tecnologia pode trazer, como maior produtividade, maior precisão, automatização de tarefas, maior efetividade, economia de tempo e de custos, diminuição de desperdícios, dentre outros diversos benefícios.

SustentabilidadeSustentabilidade-no-mercado-agro

Além do óbvio uso de tecnologias, as tendências apontam uma forte preocupação do consumidor com a origem dos alimentos que consome e os impactos ambientais gerados.

A sustentabilidade é uma tendência que ganhou força durante a pandemia e as empresas e o mercado estão cada vez mais preocupados com as questões ESG (práticas que buscam melhores práticas para questões sociais, ambientais e de governança).

O agricultor precisa considerar como estão sendo feitos seus processos, quais produtos usa em seus plantios, entre outras questões que precisam ser analisadas para garantir ao consumidor final produtos mais amigáveis ao meio ambiente.

Dessa forma, observar e otimizar a cadeia de produção, usar modelos de cultivo que consomem menos água e energia, como é o exemplo de irrigações inteligentes. Melhorar a gestão usando fertilizantes e defensivos agrícolas, a fim de reduzir o impacto ambiental e tornar o plantio mais consciente.

Slow-foodSlow Food

Uma aposta da agricultura é a agricultura sustentável, chamada de slow food. O slow food garante uma alimentação boa, justa e limpa. O slow food é um movimento que fomenta a produção de alimentos mais saudáveis e economicamente mais justos. Dessa forma, a produção deve ser feita com o mínimo de impactos ambientais, então, o produtor deve integrar-se com a comunidade local, para reduzir o gasto de energia com o uso de transportes.

Além disso, a produção conectada pode ajudar a reduzir o impacto. Por exemplo, uma produção que usa sensores e equipamentos que trazem dados sobre o plantio, podem ajudar a desenvolver planos de atividades mais assertivos, como por exemplo, usar água somente onde/quando for necessário. Esta medida pode ajudar a reduzir o consumo de água desnecessário.  

Portanto, os produtores rurais devem se preparar para as transformações que os próximos anos irão trazer, assim, é preciso analisar e melhorar a gestão, reduzir custos, aprimorar governança, otimizar atividades de produção, etc.

“Os próximos anos parecem estar bem encaminhados em termos de investimentos. Contudo, é preciso cuidado para sempre acompanhar todas as tendências, não apenas aquelas voltadas para um ou outro ponto da cadeia produtiva, uma vez que as necessidades, bem como o capital, podem fluir entre eles”, afirma Willian May, engenheiro de produção e sócio de uma empresa de consultoria que atende o mercado agro.

Vale a Pena Empreender No Mercado AGRO?Empreender-no-mercado-agro

O mercado agro deve se preparar para os desafios e tendências do setor, principalmente, em relação à gestão em diversos aspectos. Entretanto, as previsões para o ano de 2023 são boas e os empresários desse ramo estão com altas expectativas!

Mas, é importante investir e ter atenção ao negócio. Além disso, investir em alta tecnologia e produtividade, apostar nas questões ligadas às práticas ESG e fortalecer o relacionamento com o mercado internacional.

“A expectativa para o ano que vem é mais otimismo da produção, um cenário mais complicado em termos macro internacional, dentro desse cenário de desaceleração, risco de recessão, demanda mais acomodada, isso tudo segura o ímpeto de preços, mas espera-se mais a produção”, afirma Barabach, consultor do Safras & Mercado Gil Barabach.

O Que Esperar do Mercado de Agronegócio nos Próximos Anos?

Mercado-agro-proximos-anosDe acordo com a Agro Bayer Brasil, os próximos anos vão oferecer um cenário ideal para quem deseja empreender, crescer e produzir muito nesse ramo!

Segundo a Embrapa, o Brasil é o 4º maior produtor de grãos do mundo. Só em 2020, o país produziu aproximadamente 240 milhões de toneladas de grãos. Desse total, 123 milhões de toneladas foram exportadas.

Grande parte desse montante se deve à produção de soja, segundo, ainda, a pesquisa. Em 2020, o Brasil tornou-se o maior produtor de soja do mundo, sendo responsável por 50% do comércio mundial do grão e pela movimentação de US $30 bilhões.

Ao Que Tudo Indica, A Produção De Grãos No Brasil Tende A Crescer Ainda Mais Nos Próximos Anos

Muitas instituições estão se dedicando aos estudos das projeções do Mercado Agro para os próximos 10 anos. Esses tipos de estudos são de extrema importância para empreendedores que desejam ou que já trabalham no ramo, afinal de contas, auxilia no planejamento estratégico dos setores do segmento até 2030.

Um desses estudos é o relatório de Projeções do agronegócio Brasil 2019/20 a 2029/30, publicado pelo Mapa. De acordo com os dados mapeados do documento, e com as informações publicadas pelo Agro Bayer Brasil, “a carne suína, soja em grãos, algodão em pluma, celulose, milho, carne de frango, açúcar e frutas (especialmente manga, maçã e melão) devem se tornar os produtos mais dinâmicos do agro brasileiro.”

Segundo um outro relatório, Projeções do agronegócio Brasil 2020/21 a 2030/31, a área total de lavouras do Brasil pode mudar da casa dos 82 milhões para 93,3 milhões de toneladas nos próximos 10 anos.

É fato que o Mercado Agro irá se desenvolver e crescer ainda mais nos próximos 10 anos. Mas, para alcançar números ainda maiores e conquistar novos recordes, é preciso investir em pesquisas, infraestrutura e financiamento. São fatores de extrema relevância para dar suporte ao agricultor e permitir que o mesmo aumente sua produção, assim, o país poderá ser o 1º maior produtor de alimentos mundial.

Conte Com a BuyCo. Para Te Ajudar!conte-com-a-buyco

E agora que você já estudou sobre o Mercado Agro, é hora de começar! Se você tem vontade de empreender no ramo, mas não sabe por onde começar, a BuyCo. pode te ajudar!

A BuyCo. é especialista em compra, venda e avaliação de empresas. Então, se você pretende comprar um negócio no Setor Agropecuário, o nosso Catálogo de anúncios é perfeito para você!

Catálogo de anúncios tem diversas oportunidades de negócios para vocêempreendedor! Ele contém empresas cadastradas que já fizeram o Valuation e passaram por uma curadoria feita pelos nossos consultores de negócio. Essas empresas contam com uma assessoria de ponta a ponta, ao longo de todo o processo.

Por fim, existem vários negócios à venda no Mercado Agro! Conheça já nossas oportunidades, basta clicar no botão abaixo:

ACESSAR CATÁLOGO DE ANÚNCIOS

E, Além Disso…

Para te ajudar nessa hora de escolher o negócio, por que não fazer um Teste de Perfil Empreendedor?

Você pode escolher uma oportunidade, que mais lhe agrada e mais se adeque ao seu perfil. Inclusive, você pode definir o seu perfil empreendedor, com o nosso teste de perfil.

O teste foi feito pela BuyCo. com o intuito de orientar você a entender suas características empreendedoras. Dessa forma, você será capaz de entender melhor quais são os seus comportamentos, competências, pontos fracos e muito mais!

Dessa forma, o teste pode te ajudar a escolher o seu negócios dos sonhos, de forma mais precisa. Afinal, ter em mãos um relatório com dados sobre você, pode ajudar na escolha de um negócio mais parecido com seu perfil! Para fazer nosso Teste de Perfil Empreendedor, basta clicar no botão abaixo:

ACESSAR TESTE DE PERFIL BUYCO

Mercado de Fusões e Aquisições (M&A) para 2024 – Perspectivas e Oportunidades

Educação em Transformação: O Mercado Bilionário de Compra e Venda de Redes de Escolas

Estratégias de Crescimento Empresarial: Transformando Concorrentes em Aliados