Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Partnership: Um Novo Modelo de Gestão de Negócios

Partnership

Quando pensamos na gestão de uma empresa, é comum lembrarmos de uma estrutura de pirâmides organizacionais, onde o topo é ocupado pelos cargos mais altos da empresa e a base é ocupada pelos colaboradores operacionais. Felizmente, esse modelo de organização ficou bastante ultrapassado e novos modelos de gestão estão surgindo atualmente. Um desses novos modelos é o sistema de Partnership. Esse modelo é uma ótima forma de reter os colaboradores de uma empresa, além de engajar e mantê-los motivados.

Nesse artigo, vamos te contar mais sobre o que é o Partnership e quais as vantagens desse novo modelo de gestão de negócios, que vêm chamando a atenção de empresários e colaboradores!

Então, vamos lá? Boa leitura!

O que é Partnership?partnership

Antes de falarmos como opera o modelo de Partnership e quais são suas vantagens, precisamos entender seu significado e o que é.

Partnership em português é traduzido como parceria e isso já diz muito do conceito. Mas além disso, o partnership de uma empresa é mais sobre formar uma sociedade. Nesse modelo, os funcionários, que antes eram apenas operacionais, se tornam também sócios ou parceiros da empresa em que trabalham. Dessa forma, os colaboradores se tornam detentores, ou melhor dizendo, ”donos” de uma parte da empresa. O tamanho da parte da empresa, que esse funcionário irá receber, depende do esforço e empenho desse funcionário em relação ao negócio. Assim, é importante salientar que esse modelo funciona em uma gestão baseada na meritocracia.

Empresas e startups, que estão começando a atuar no mercado e ainda não conseguem disputar a remuneração de colaboradores com empresas que já estão mais consolidadas e possuem diversos atrativos, podem usar essa estratégia do Partnership como forma de atrair e reter talentos na empresa! Afinal, com essa estratégia a empresa conseguirá ter uma equipe qualificada e motivada. Assim será uma vantagem tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Negócios que têm essa dificuldade de reter talentos costumam usar esse modelo de gestão em seus negócios. Já que nesse modelo o colaborador se torna sócio da empresa e terá um maior ”senso de dono”. Além disso, ele pode se sentir mais motivado para contribuir com o crescimento e conectado com os propósitos e objetivos do negócio! Então, vamos falar agora algumas outras vantagens do partnership.

Vantagens do Partnership

Esse modelo de negócio se tornou tendência, principalmente em empresas modernas e é comumente adotado quando a empresa ainda está em fase de amadurecimento. No entanto, empresas grandes ou que já estão mais maduras podem aplicar o partnership também, como forma de motivar e manter a equipe engajada. Sendo assim, vamos falar agora sobre algumas vantagens desse modelo.

Retenção de talentos: Uma das grandes vantagens do partnership é a retenção de talentos. Ainda mais se a empresa estiver no começo, esse modelo pode servir como forma do colaborador se sentir mais conectado com o projeto e ter menos chances dele aceitar outras propostas externas. Assim, a empresa conseguirá reter seus talentos e manter uma equipe mais qualificada.

Engajamento da equipe: Uma outra grande vantagem desse modelo é o engajamento da equipe. Já que ao se tornar sócio da empresa, o colaborador com certeza se sentirá mais motivado e conectado com o futuro da empresa, ou seja eles irão se transformar em intraempreendedores e agirão como tal.

Crescimento do negócio: Quando os colaboradores estão engajados, motivados e conectados as chances do negócio ter sucesso são bem maiores. Já que todos estarão correndo atrás dos objetivos do negócio, a fim de fazê-lo crescer.

Quando e Como Adotar Esse Modelo no Seu Negóciopartnership-2

O partnership tem diversas vantagens e pode ser uma forma de fazer o seu negócio crescer! No entanto, é preciso entender se a sua empresa é adequada para adotar esse modelo e se atentar aos detalhes na hora de aplicá-lo na sua empresa! Afinal, o partnership não é uma estratégia de curto ou médio prazo, mas sim uma estratégia que irá mudar a forma como o seu negócio funciona.

Antes de adotar esse modelo no seu negócio, é importante alinhar com a equipe antes sobre essa mudança de gestão. Além disso, explicar como funciona o partnership e como o funcionário pode ser promovido a essa posição. Assim que toda equipe estiver de acordo, será necessário refletir sobre o contrato social e o acordo de sócios.

Contrato Social e Acordo de Sócios

O contrato social é um documento que diz respeito à formalização da empresa com os órgãos competentes. Já o acordo de sócios é o documento que formaliza os deveres e obrigações dos sócios da empresa. É importante que os funcionários saibam quais são as responsabilidades dos sócios da empresa e toda vez que um novo colaborador se tornar sócio, é interessante revisar esse contrato de acordo de sócios.

partnership-3

E por último, mas não menos importante, você deve elaborar um plano de partnership! O plano de partnership é um documento e ele deve estar de acordo com o contrato social e o acordo de sócios. Esse documento deve ter as regras de adesão, o percentual societário, ou seja, quanto cada colaborador irá receber da empresa, o valor que deve ser pago pela participação e outras definições importantes que devem estar nesse documento! O documento também deve conter quais condições um funcionário pode se tornar sócio e quais situações que podem levar esse sócio a ser excluído da sociedade da empresa.

Portanto, se você gostou desse novo modelo de gestão de negócios e pretende implantá-lo na sua empresa, é preciso que as finanças da sua empresa estejam organizadas. Assim como, a equipe deve estar ciente e pronta para o partnership, que com certeza irá mudar o futuro da sua empresa!

Como a BuyCo. Pode te Ajudar Hoje?

Se você decidiu vender sua empresa, ou fazer alguma operação de M&A, o Valuation vai ser uma ferramenta poderosa para você! A BuyCo. conta com o suporte de especialistas em avaliação de empresas para avaliar sua empresa e te ajudar ao longo de todo o processo!

Além de gerar o valor justo da sua empresa, a avaliação contém estudos e análises, e com ela é possível obter dados muito relevantes sobre a empresa. Como, por exemplo, o histórico da empresa, a saúde financeira e os detalhes sobre o negócio. Além disso, nossos especialistas em M&A irão valorizar seu relatório, colocando elementos que atraiam potenciais compradores e investidores!

E lembre-se que, esses compradores irão solicitar a avaliação da empresa para descobrir mais sobre o negócio, e a situação real dele. Dessa forma, os compradores poderão entender melhor como o negócio opera. Então, é de suma importância fazer uma avaliação da sua empresa.

E, afinal de contas, sem um laudo de Valuation, sua empresa não vale nada, certo? Então, faça uma avaliação da sua empresa hoje mesmo! Para saber mais, basta clicar aqui e entrar em contato!

Além disso, a BuyCo. tem um método próprio, para estimar quanto vale sua empresa, em apenas 5 minutos e de forma digital, segura e gratuita. Para saber mais clique no botão abaixo:

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

calculadora-de-valuation-vale-a-pena

Por que a Calculadora de Valuation Vale a Pena?

Contabilidade

Contabilidade: Dicas Para o Seu Negócio!

Fusão-e-Aquisição-Motivadores-e-Dicas

Fusão e Aquisição: Motivadores e Dicas para um M&A de Sucesso