Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Tese de investimentos para o M&A: o que é?

Tese-de-investimentos

Você já ouviu falar o que é uma ‘Tese de Investimentos’? No artigo de hoje vamos falar o que é uma Tese de Investimentos para o M&A e quais são os critérios usados nessa tese.

Não importa se você é um investidor e deseja investir em algum negócio ou se você é um empreendedor que está buscando investidores para fazer um aporte no seu negócio, você precisa saber e entender como funciona a Tese de Investimentos para o M&A.

No artigo de hoje, vamos explicar as categorias que compõe uma Tese de Investimentos.

Então vamos lá? Boa leitura!

Tese de Investimentos para o M&A

M&A (Merger and Acquisitions) ou como é conhecido também, Fusões e Aquisições, é a operação que envolve compra e venda de empresas. Nesse entendimento, o M&A têm 4 formas de operar, são elas: fusão, aquisição, cisão e incorporação.

E durante uma operação de M&A, temos dois lados ou as duas pontas do M&A: a parte compradora, também conhecida como Buy-Side e a parte vendedora, conhecida como Sell-Side.

Além disso, por trás de uma operação de M&A existem diversas estratégias e é um processo muito complicado, portanto, um processo de M&A leva tempo e têm várias etapas!

A Tese de Investimentos é o conjunto de dados e argumentos, que auxiliam no processo de convencer o Buy-Side a fazer um aporte financeiro, sendo uma das etapas num processo de M&A.

Ao encontrar investidores, é preciso mostrar para eles os pontos e características do negócio, que aquele negócio vale a pena e será um bom investimento. Além de revelar as qualificações do negócio. A partir disso, o investidor avaliará se faz sentido, ou não, prosseguir com a negociação.

Assim, uma Tese de Investimentos bem elaborada, é de suma importância num processo com o M&A, não é mesmo? Já que o M&A pode ser uma ótima opção para fazer o negócio crescer!

Assim, a Tese de Investimentos para o M&A será um processo com muitas análises de dados e estudo, até que se chegue em uma conclusão bem estruturada e que qualifique o investimento. Alguns pontos objetivos vão determinar como será a Tese de Investimento, e quais dados e estudos serão precisos para criá-la.

Vamos conhecer esses tipos de Tese?

Tese de Investimentos: Financeiro Tese-de-investimentos

O objetivo de fazer uma operação de M&A na maioria das vezes é por motivos financeiros, o lado comprador querendo investir e receber um retorno, ou o lado vendedor querendo expandir o negócio.

É importante ressaltar que a Tese de Investimentos para M&A pode ser criada tanto pelo lado comprador, como pelo lado vendedor. Assim, o lado Buy-Side pode criar a Tese de Investimento para atrair oportunidades de negócio que ele deseja investir. Os investimentos de Private Equity e Venture Capital podem definir a Tese de Investimentos desse investidor.

Já o lado Sell-Side, também pode estar ativo no mercado e criar uma Tese de Investimento buscando captar recursos financeiros para seu negócio.

Tese de Investimentos: Absorção de Concorrentes

Um outro ponto muito comum para Tese de Investimentos é a absorção de concorrentes. É muito comum que a parte Sell-Side busque lucrar e utilize da absorção de concorrentes para crescer. Nesse modelo, a absorção de negócios concorrentes serve para unir empresas que atuam no mesmo setor e vendem produtos iguais ou muito parecidos. Dessa forma, a empresa cresce, diminui a concorrência e aproveita de estruturas e processos que já estão consolidados.

Tese de Investimentos: Expansão de Produtos e Serviços

Outro fator para fazer uma operação de M&A, é pela expansão de produtos e serviços. Quando a causa por trás é essa, duas empresas com produtos muito parecidos se unem para crescer e lucrar mais, já que com mais variedade de produtos, o número de consumidores aumenta.

Tese de Investimentos: Expansão de Localidade

De forma frequente, o lado Buy-Side busca certas oportunidades que irão expandir a localidade, assim, buscam negócios que estão em diferentes localidades. Isso para expandir o negócio de forma física e para expandir o lucro dessa empresa, ou seja, o Buy-Side seleciona regiões para investir dinheiro.

Afinal, expandir um negócio fisicamente, ou seja, abrindo novas lojas em novas regiões pode fazer o negócio render e crescer muito mais, não é mesmo?

Para elaborar uma Tese de Investimento, onde a expansão de localidade é o objetivo principal, algumas estratégias precisam ser bem desenvolvidas e analisadas, como por exemplo, os índices de varejo, como também um estudo dos locais para analisar o mercado em diferentes localidades e tomar uma decisão estratégica mais assertiva!

Categorias de uma Tese de Investimentos para o M&A

Após definir o objetivo para fazer a operação e antes de começar a criá-la, é preciso saber as categorias que você vai usar na hora de avaliar as oportunidades de investimento.

Tese-de-investimentosTamanho da Empresa

O lado comprador costuma observar muito em relação ao tamanho da empresa. Eles observam alguns fatores, como por exemplo, o faturamento anual e mensal do negócio. Os investimentos de Private Equity e Venture Capital também analisam o tamanho da empresa.

Os investidores que buscam o Private Equity, são investidores que buscam empresas grandes que já possuem faturamento alto, lucro, clientes e mercado estabelecidos. Essas empresas já possuem um potencial de crescimento muito alto.

Investidores de Venture Capitalestão dispostos a correr mais risco, já que investem em empresas que possuem um potencial alto de crescimento, mas são empresas que ainda estão no começo da jornada e possuem faturamento baixo. O objetivo desse investimento é fazer um aporte financeiro na empresa, fazer o negócio crescer e além disso orientar na gestão do negócio.

Então, esses tipos de investimentos se diferenciam na fase da vida do negócio e no objetivo do investidor. Dessa forma, é importante alinhar o investidor com o investimento até mesmo nessa questão, o investidor precisa focar no estágio em que a empresa se encontra e decidir se é uma boa oportunidade ou não!

Mercado

Antes de fazer um aporte financeiro em alguma empresa, é importante que você tenha em mente quais mercados você mais se identifica. As vezes você tem mais interesse no Setor de Alimentos, ou talvez no Setor de Salão de Beleza. Não importa qual seja o setor, além de ter interesse nele, é fundamental que você conheça o mercado escolhido e como ele vêm operando nos dias de hoje.

Além disso, pensar de forma estratégica em como melhorar ou inovar no mercado escolhido. Algumas questões e fatores, com certeza, vão influenciar na decisão já que o setor escolhido pode estar em alta ou não, assim algumas oportunidades estarão valendo mais a pena do que outras. Todas essas questões devem ser pensadas na hora de escolher uma boa oportunidade de investimento.

E se você busca oportunidades para investir ou começar a empreender, a BuyCo pode te ajudar. O nosso Catálogo de Anúncios BuyCo. contém nossas empresas cadastradas, que já fizeram o Valuation e passaram por um estudo feito pelos nossos consultores de negócio. Por isso, elas contam com um serviço, de ponta a ponta, ao longo de todo o processo.

Existem várias oportunidades de negócios, em diversos setores, à venda em nosso catálogo, como, por exemplo: restaurantes, pizzarias, bares, pet shop, loja de roupas, lavanderia, franquia de cursos de idiomas, e outras diversas opções. Então, conheça oportunidades como essas e outras opções. Basta clicar no botão abaixo:

ACESSAR CATÁLOGO DE ANÚNCIOS

E antes de mais nada

Antes de buscar alguma oportunidade no nosso Catálogo, por que não realizar um teste que revelará qual é seu perfil empreendedor?

O teste de perfil Buyco é um relatório que auxilia as pessoas a descobrirem qual é o seu perfil empreendedor e os padrões de comportamento desse determinado perfil. Eles são classificados em quatro perfis básicos, que são: analista, comunicador, executor e organizador.

Então, o relatório do Teste de Perfil Buyco pode ser muito útil pra você, já que têm o intuito de orientar na compreensão de suas características empreendedoras e isso pode te ajudar muito antes de escolher alguma oportunidade para investir ou se você deseja começar a empreender. 

Então, para conhecer e realizar nosso Teste de Perfil, basta clicar no botão abaixo:

ACESSAR TESTE DE PERFIL BUYCO

InvestimentoTese-de-investimentos

Um fator fundamental é a compatibilidade na busca do investidor, já que não faz sentido buscar um investidor e investir tempo em uma pessoa que não tem condições de comprar o negócio. Então, é preciso alinhar um valor médio antes de prosseguir com a negociação. A parte Buy-Side pode perguntar qual é o valor do investimento médio do investidor, para descobrir se faz sentido prosseguir com a tese.

Modelo de Negócio

Antes de fazer um investimento, o investidor também irá analisar o modelo do negócio. Isto é, se é uma empresa que vende para outras empresas, também conhecida por Business-to-business, ou se a empresa vende para consumidores, conhecidos por Business-to-consumer.

Essa categoria é muito observada por investidores!

Valuation para a Tese de Investimentos

E por fim, o Valuation será muito importante para a Tese de Investimento!

O Valuation é um cálculo para estimar o valor de um negócio. O Valuation é uma outra etapa do processo de M&A que ocorre por meio de métodos e estudos para analisar a situação financeira e os planos de crescimento do negócio. Com o Valuation em mãos, fica mais fácil de conseguir investimento e expandir o negócio, certo? O laudo é importante, pois, mesmo que investidores que buscam o venture capital sejam mais ousados e dispostos a correr mais riscos, eles precisarão de garantias de que o negócio tem potencial de crescimento.

É aí que a BuyCo pode te ajudar. A BuyCo oferece um serviço de ponta a ponta para te ajudar com operações de M&A, seja você a parte compradora ou a parte vendedora, nossos consultores de negócios vão te orientar durante todo o processo!

Além disso, a BuyCo. tem um método próprio, para estimar quanto vale sua empresa em apenas 5 minutos de forma segura, rápida e gratuita. Então, para saber mais clique no botão abaixo:

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

calculadora-de-valuation-vale-a-pena

Por que a Calculadora de Valuation Vale a Pena?

Contabilidade

Contabilidade: Dicas Para o Seu Negócio!

Fusão-e-Aquisição-Motivadores-e-Dicas

Fusão e Aquisição: Motivadores e Dicas para um M&A de Sucesso