Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Valor terminal de uma empresa: o que é e como calcular?

valor-terminal-de-uma-empresa

Você já ouviu falar o que é um valor terminal de uma empresa? Sabe para que serve e como calculá-lo? No artigo de hoje vamos explicar o que é e porque é tão importante saber sobre o valor terminal de uma empresa.

Então vamos lá? Boa leitura!

Valor terminal de uma empresa

O valor terminal de uma empresa é usado para projetar o valor de um ativo da empresa, após calcular os fluxos de caixa da empresa. O valor terminal pode ser usado como parâmetro para investidores avaliarem se aquele negócio terá um crescimento estável em um ritmo crescente.

Assim, é possível estimar o valor terminal de uma empresa fazendo o Valuation, ou avaliação de empresa. Já que o valor terminal é uma parte muito importante no Valuation e é utilizado por investidores, para avaliarem se devem ou não fazer um aporte financeiro em algum negócio.

O processo de Valuation é um estudo da área de finanças que têm uma série de técnicas para avaliar e estimar o valor da empresa no mercado. E assim, ao fazer o Valuation, a avaliação irá estimar alguns valores, como por exemplo, o valor terminal.

E é aí que a BuyCo pode te ajudar! A avaliação contém análises financeiras, e assim, com a avaliação em mãos é possível ter projeções que podem ser muito úteis e poderão ajudar muito.

A BuyCo conta com o suporte de especialistas em avaliação de empresas para fazer a avaliação da sua empresa e te ajudar ao longo do processo! Então, se você pretende fazer um Valuation, para projetar o valor terminal da sua empresa e saber quanto sua empresa vale no mercado, entre em contato com a BuyCo.

Além disso, a BuyCo. tem um método próprio, para estimar quanto vale sua empresa em apenas 5 minutos de forma digital, segura e rápida. Para saber mais, clique no botão abaixo:

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

Como calculá-lo?valor-terminal-de-uma-empresa

Não é simples projetar o crescimento do negócio, já que a empresa pode valorizar ou desvalorizar ao longo de tempo.

Então, é muito difícil imaginar como será o futuro desse negócio. Parece algo, até mesmo, impossível, certo? No entanto, através de estudos, cálculos e análises financeiras é possível indicar, sim, como será esse negócio no futuro.

Dessa maneira, por meio de dados financeiros, como por exemplo o Fluxo de Caixa Descontado (FCD), é possível que especialistas consigam projetar os resultados futuros que essa empresa pode gerar. Já que, o FCD consegue projetar a capacidade da empresa em gerar caixa, em até 5 anos.

Por isso, os cálculos se limitam em até 5 anos, pois além desse prazo, pode prejudicar as projeções e assim, alterar também o valor terminal de uma empresa.

E por fim, é importante ressaltar que o valor terminal pode variar para mais ou menos, isso vai depender do nível de previsão da empresa, e com base nos dados históricos que ela possuir. Empresas que não possuem dados históricos suficientes, dificilmente conseguirão fazer um Valuation e estimar o valor terminal da empresa.

Vamos conhecer agora as formas para estimar o valor terminal de uma empresa?

Formas para estimar o Valor Terminal de uma Empresa

Existem duas formas para estimar o Valor Terminal de uma Empresa. E essas formas de estimar o valor terminal de uma empresa, podem ser calculadas por meio do processo de Valuation. No entanto, o que se difere nas duas formas são os modelos financeiros para fazer os cálculos e análises.

Vamos conhecê-las?

1. Múltiplo de Saída

O método múltiplo de saída é o mais comum entre profissionais da indústria. Nesse método, avalia-se e calcula-se os múltiplos de lucro ou de receita ou EBITDA, que são os mais usados na avaliação.

Nesse método, ainda, o valor terminal deve refletir os ativos da empresa em um momento específico, ou seja, o valor terminal será determinado no final do período estipulado para a projeção e, nesse modelo, são feitas comparações com outros negócios semelhantes existentes no mercado.

Assim, ao comparar os valores da empresa com uma média do mercado e usar múltiplos de saída para projetar o valor de uma empresa, ou seja, multiplicando as métricas financeiras, os especialistas conseguem estimar o valor terminal de uma empresa.

valor-terminal-de-uma-empresa2. Método de crescimento em perpetuidade

No método de perpetuidade, a projeção considera o período estipulado no cálculo e os possíveis prejuízos que podem acontecer nesse período. Por isso, na hora de projetar a receita, é necessário estabelecer um determinado tempo e esse tempo não pode se prolongar muito, porque a projeção pode ficar mais incerta e menos precisa.

Assim, considera-se que o crescimento da empresa será estável, ou seja, vai possuir uma taxa constante, nesse período estipulado, e por isso recebe esse nome de ”método de perpetuidade” ou ‘’crescimento na perpetuidade’’.

Para calcular o valor terminal de uma empresa usando o método de perpetuidade, existe uma fórmula que envolve o fluxo de caixa livre do período estipulado para o cálculo, a taxa de crescimento perpétuo, taxa de desconto e custo médio ponderado de capital. O resultado dessa fórmula é a taxa de crescimento projetado para o período estipulado e essa taxa seguirá uma constante.

Conclusão

Os profissionais e especialistas da área costumam usar um pouco dos dois métodos apresentados para avaliar e estimar os valores de empresas. É importante saber o que é o valor terminal e saber qual é o da sua empresa!

No entanto, é impossível projetar um valor a longo prazo, mais do que 5 anos, já que muitos riscos provavelmente acontecerão nesse tempo estipulado.

Então, seria algo irreal tentar prever todos esses possíveis riscos, não é mesmo? No entanto, a avaliação aborda, sim, situações de risco, mas com base na situação atual, considerando fluxos de caixas, e projetando fluxos de caixas futuros.

E por fim, você pretende calcular o valor terminal ou o valor justo da sua empresa? Ou está pensando em investir em algum negócio em operação?

Temos diversas oportunidades em nosso Catálogo de Anúncios, lá você encontra empresas cadastradas que já fizeram o Valuation e passaram por uma curadoria feita pelos nossos consultores de negócio, elas contam com uma assessoria de ponta a ponta ao longo de todo o processo. Para saber mais, clique no botão abaixo:

ACESSAR CATÁLOGO DE ANÚNCIOS

calculadora-de-valuation-vale-a-pena

Por que a Calculadora de Valuation Vale a Pena?

Contabilidade

Contabilidade: Dicas Para o Seu Negócio!

Fusão-e-Aquisição-Motivadores-e-Dicas

Fusão e Aquisição: Motivadores e Dicas para um M&A de Sucesso