Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Abrir Um Negócio em Sociedade: Vantagens

abrir-um-negocio-em-sociedade-vantagens

Abrir um negócio em sociedade ou abrir um negócio sozinho? Você já parou para pensar quais são as vantagens de abrir um negócio em sociedade?

Essa é uma questão que o empreendedor se depara ao abrir ou comprar uma empresa, já que ele considera se vale a pena começar sozinho ou ter o apoio de outros sócios nessa empreitada.

Existem prós e contras para as duas alternativas, mas abrir um negócio em sociedade pode ser um facilitador em alguns casos.

É fato que no Brasil existem diversos tipos de sociedade e todas elas possuem algo em comum: a junção de duas ou mais pessoas que se unem para abrir ou liderar um negócio e fazer com que esse empreendimento cresça e seja bem sucedido.

Portanto, nesse artigo, vamos abordar as vantagens de abrir um negócio em sociedade e também, as desvantagens de assumir um negócio com outros sócios. 

Então, vamos lá? Boa Leitura! 

Primeiramente, o Que é Uma Sociedade?sociedade-empresarial

Sociedade empresarial é quando duas ou mais pessoas se unem com interesses em comum para exercer uma atividade.

Existem diversos modelos de sociedade, como é o exemplo da sociedade simples, sociedade limitada, sociedade em nome coletivo, dentre outras. São muitas diferenças entre os modelos societários, como a regulamentação, responsabilidades e deveres, divisão de lucros, capital social, estrutura, etc.

Um sócio ao lado do empresário pode ser algo muito benéfico, já que ele terá os mesmos interesses e objetivos. Além disso, os sócios podem ter muita sinergia e dividir a mesma paixão: empreender e buscar o sucesso do negócio!  

Nessa ideia, contar com uma sociedade que se identifica com a organização, divide os mesmos interesses e possui sinergia, pode alavancar o crescimento de uma empresa!

Na teoria a ideia é muito bonita, mas para que tudo isso aconteça é preciso encontrar sócios dispostos e comprometidos. Além disso, resolver burocracias, tomar decisões para definir as questões da empresa, modelo tributário e outras questões jurídicas e burocráticas. 

Mas, é importante destacar que as parcerias não são, necessariamente, igualitárias. A empresa pode ser dividida em porcentagens diferentes, e o sócio com maior porcentagem geralmente é o sócio proprietário ou chamado de algum outro nome similar. Dessa forma, existem diferentes partes em relação a responsabilidade e lucros, onde cada sócio possui sua proporção, mas todos esses pontos devem ser definidos previamente em um documento, que é o Contrato Social.

Empreender já é um desafio e constituir uma sociedade não é diferente! Então, o empreendedor começa a se perguntar se abrir um negócio em sociedade realmente vale a pena.

abrir-um-negócio-em-sociedadeAbrir um Negócio em Sociedade É Uma Boa Ideia?

Pense em toda a burocracia para abrir um negócio ou comprar um negócio sozinho, parece uma tarefa difícil, certo?

Agora, imagine que duas ou mais pessoas vão abrir ou comprar um negócio juntas. Toda a burocracia inicial, a tomada de decisões, as responsabilidades e tarefas serão divididas entre toda a sociedade. Além disso, a sociedade, geralmente, é formada por empreendedores que acreditam em uma mesma ideia e estão dispostos a investir nisso, tentando ao máximo garantir que essa ideia cresça e seja bem sucedida!

Nessa sociedade hipotética, cada pessoa é um sócio que fica responsável por alguma área ou questão importante dentro da empresa. Designa-se uma pessoa seja por sua habilidade ou experiência, ou simplesmente pela necessidade de ter alguém responsável por aquilo.

É importante salientar que o modelo societário “escolhido” depende do negócio e da escolha do empreendedor. O empresário deve pensar o que ele espera dessa relação societária e quais são seus objetivos ao iniciar uma sociedade.

Então, a escolha precisa ser feita de forma estratégica, porque apesar de valer a pena a formação de sociedade, é uma tarefa complicada! E apenas um conflito de ideias pode levar a briga entre sócios.

Entretanto, são 9 tipos de sociedade:

Além disso, você deve considerar se o seu modelo de negócio permite que você tenha sócios. Por exemplo, o MEI é o tipo de empresa ideal para quem trabalha por conta própria e necessita de um CNPJ, ou o exemplo de Empresário Individual, como o próprio nome já diz, o empreendedor será o único proprietário.

Vantagens-de-uma-sociedadeE Quais São As Vantagens de Abrir um Negócio em Sociedade?

As vantagens de abrir ou comprar um negócio em sociedade são:

Unir Pessoas Com Interesses Em Comum e Dividir Responsabilidades

Unir pessoas com interesses semelhantes para um mesmo propósito. Ainda, essas pessoas costumam se comprometer com o projeto e além de cumprir suas responsabilidades definidas no contrato, se envolvem e se importam com o negócio. E por fim, ao unir duas ou mais pessoas, será possível dividir responsabilidades, tarefas, burocracias, etc, o que facilita muito no desafio de empreender.

Sócios Complementares.

Além de ter interesses em comum e pontos em comum, os sócios não são iguais! Ter coisas em comum, como objetivos e expectativas, é essencial para ter um bom relacionamento, entretanto, é importante e até mesmo ideal, ter sócios que sejam complementares uns aos outros. A diversidade de ideias e habilidades pode ser muito relevante e proveitosa. Dessa forma, pessoas com diferentes formações acadêmicas e diferentes experiências podem agregar conhecimentos e ter diferentes pontos de vistas, que podem ajudar a empresa a ter novas visões e fazê-la crescer.

Divisão de Investimentos.

Abrir um negócio em sociedade também pode ser vantajoso porque contribui para o crescimento e estabelecimento da empresa no mercado, afinal de contas, aumenta o capital de investimento. Todo negócio, inicialmente, seja ele aberto ou comprado, precisa de investimento. Para os empresários que optam empreender sozinho, eles precisam ter o valor montante total ou investidores. Assim, abrir um negócio em sociedade pode ser muito proveitoso, já que o capital de investimento pode ser somado e dois ou mais sócios conseguem aplicar seu dinheiro. Também, problemas de dívida podem ser mais facilmente resolvidos.

sociedade-empresarialMaior Estabilidade e Apoio.

Muitos empreendedores possuem o sonho de empreender, mas ficam inseguros devido aos desafios envolvidos nessa atividade. Logo, iniciar um negócio com outra pessoa pode ajudar a superar barreiras e aliviar essa pressão, garantindo mais estabilidade e apoio para o empresário.

Aumento de Oportunidades de Negócio.

E por fim, uma outra vantagem é o aumento de oportunidades de negócio, já que além do enriquecimento com a união de diferentes habilidades e experiências, os sócios podem, também, apresentar diferentes redes de contato ou networking. Dessa forma, um sócio pode conhecer diversos investidores, enquanto outro sócio pode já ter uma carteira de clientes.

E Quais São As Desvantagens?

A desvantagem é a possibilidade de briga entre sócios, que pode acontecer acontecer, já que os sócios podem ter opiniões diferentes sobre determinados assuntos e isso pode gerar conflitos. Principalmente, em sociedades compostas por apenas duas pessoas e cada uma delas com metade da empresa.

Portanto, os sócios devem se prevenir e saber como lidar quando situações conflituosas acontecerem. E é importante salientar que discussões podem acontecer, mas o importante é saber resolver, entrar em acordo, escutar todas as partes e encontrar um meio termo. 

Temos que pensar que a união de uma sociedade é como um casamento e certamente, as pessoas envolvidas querem que essa união seja bem sucedida. Portanto, é importante tomar as decisões em conjunto e resolver os problemas em conjunto também, porque caso contrário, os desacordos podem levar até mesmo à dissolução da sociedade

Além disso, o controle da empresa é dividido. Nenhum dos sócios pode tomar a decisão e fazer tudo sozinho, sem consultar os outros sócios. Assim, pessoas que gostam de liderar e não conseguem ceder um pouco de controle, irão encontrar muitas dificuldades ao fundarem uma sociedade.

E por último, é uma desvantagem muito comum nas sociedades, por erro dos próprios sócios, que é misturar a vida profissional em sociedade com a vida pessoal. Esse erro acontece muito em sociedades formadas por casais, amigos e familiares. Nesse tipo de sociedade, os membros podem entrar em conflitos e não serem capazes de resolvê-los pelo excesso de mistura da vida profissional com a familiar. Então, é preciso muito diálogo, escuta e maturidade para lidar com os problemas. E é importante refletir antes de formar uma sociedade com pessoas tão próximas a você.

Conclusão

É importante deixar claro que a sociedade pode atingir um ponto insustentável na relação dos envolvidos e diversas dissoluções societárias acabam sendo resolvidas na justiça, porque os sócios não conseguem resolver os conflitos mais sozinhos.

Portanto, é de extrema importância avaliar bem se é melhor empreender sozinho ou seguir com outros sócios ao seu lado. Abrir ou comprar um negócio em sociedade pode ser extremamente vantajoso, apesar dos seus contras. Basta o empreendedor se planejar e ter em mente quais são suas prioridades, demandas e objetivos no momento.

Conte Com a BuyCo.!conte-com-a-buyco

Você Já Sabe Quanto Vale Sua Empresa No Mercado?

Você, alguma vez, já fez o Valuation da sua empresa e descobriu quanto ela vale no mercado? 

O Valuation vai ser uma ferramenta poderosa e estratégica para você!

Ele é uma parte indispensável em diversas situações, como:

Ele serve como uma ferramenta essencial para conhecer a empresa a fundo. Além disso, é um laudo atrativo para possíveis investidores, sócios, compradores e outros diversos agentes, que podem vir a querer entender mais sobre o negócio.

Por meio do Valuation, fica fácil de perceber os pontos fracos e fortes do negócio, as questões que precisam ser melhoradas, e a partir disso, realizar uma gestão mais profissional, seja no modelo financeiro ou operacional, e definir estratégias mais assertivas.

Portanto, se você está pensando qual é o próximo passo e deseja se planejar com base em números, e indicadores reais do seu negócio, considerando outros aspectos subjetivos, então, conte com a ajuda de profissionais especializados em Valuation, para ajudar nesse processo, do início ao fim!

E Como Fazer O Valuation do Seu Negócio.?

Valuation-do-seu-negocioA BuyCo. conta com o suporte de especialistas, que te ajudarão a desenvolver o Valuation do seu negócio!

Além de gerar o valor justo da sua empresa, o Valuation contém análises profundas sobre o negócio, e com ele é possível obter dados muito relevantes, como por exemplo, o histórico da empresa, a saúde financeira e outros detalhes sobre o negócio e ter visões mais estratégicas a partir disso. 

Nossos consultores podem te assessorar ao longo de todo o processo de avaliação da sua empresa. Já que o Valuation vai ser uma ferramenta de extrema importância! A avaliação da empresa será indispensável, para descobrir mais sobre o seu negócio. Com o Valuation em mãos, você poderá entender melhor como o negócio está operando e tomar melhores decisões.

Portanto, é de suma importância fazer uma avaliação da sua empresa. Para saber mais, basta clicar aqui e entrar em contato!

Além disso, a BuyCo. tem um método próprio, que pondera 5 métodos de cálculo, para estimar quanto sua empresa vale, através de uma Calculadora de Valuation. Além disso, para garantir ainda mais precisão, usamos todos esses métodos com pesos diferentes, de forma a encontrar o valor mais justo do seu negócio! Quer saber quanto vale o seu negócio de forma rápida, segura e gratuita? Basta clicar no botão abaixo:

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

O poder das Feiras e como elas podem Impulsionar o Seu Negócio

Calculadora de Valuation GRATUITA – O que é e para que serve?

Como vender posto de combustível de forma rápida e segura?