Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Tipos de Valuation: Diferença Entre Valuation Consultivo e Business Valuation

Tipos-de-valuation

Existem alguns tipos de Valuation e diversos métodos capazes de realizá-lo. Mas, você deve estar se perguntando, o que é, o tão falado Valuation?

Valuation é um termo em inglês derivado da palavra “value”, que sua tradução em português é valor, e é um conceito usado para definir “avaliação de empresas”. Basicamente, o Valuation serve para determinar qual o valor de uma companhia. Portanto, existem os seguintes tipos de avaliações de empresa: Valuation Consultivo, Business Valuation e Valuation Plus.

Imagine que você vá ao supermercado fazer compras e na hora de escolher a carne, descobre que o quilo está custando R$1.000,00. Muito provavelmente, você vai questionar esse preço e não vai querer comprar a carne, certo? Afinal de contas, o preço está muito fora da realidade.

Então, como saber qual o “valor justo” das coisas e como mensurar o valor justo de uma empresa? Nesse artigo vamos explicar como a Valuation determina o valor justo de uma empresa e a diferença entre os tipos de Valuation existentes.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo esse artigo e tenha uma boa leitura!

Antes de Falarmos Sobre os Tipos de Valuation, Entenda O Que É Valuation e Para Que Serve

O Valuation é um processo que utiliza diversos indicadores, cálculos matemáticos e outros elementos mais subjetivos, para determinar oValuation

valor de uma empresa no mercado de maneira justa. É só pensar no exemplo citado no início do artigo, da mesma forma que para determinar o valor das coisas no supermercado, é preciso fazer cálculos e estudos, levando em consideração determinados fatores, a fim de chegar ao valor mais justo.

Uma empresa pode realizar a avaliação em diversas ocasiões e por diversos motivos, como:

  • Venda do negócio ou parte dele (ações, etc);
  • Desenvolver futuras estratégias mais assertivas;
  • Conhecer e entender melhor a saúde financeira do negócio;
  • Projetar o futuro da empresa;
  • Compra e venda de participações societárias;
  • M&A (fusões e aquisições);
  • Processos judiciais, dentre outros motivos.

O Valuation é feito com base em alguns fatores como: a receita da empresa, número de clientes, potencial de crescimento, plano de negócio, e outros fatores subjetivos, como a escolha das premissas e dos métodos existentes do Valuation. Além disso, existem diversos métodos capazes de encontrar o valor justo da empresa no mercado. Conheça os métodos mais usados por grandes e médias empresas, além do método BuyCo.!

1. Método de Fluxo de Caixa Descontado

Uma das abordagens mais usadas no mercado, o Fluxo de Caixa Descontado, ou FCD, é um método que avalia o valor de mercado atual de uma empresa, calculando as projeções de fluxo de caixa futuro de uma empresa. Em outras palavras, essa abordagem identifica o valor atual do negócio e o dinheiro que ela pode gerar a longo prazo.

O FCD é um dos métodos mais completos, já que ele estabelece uma taxa de retorno e avalia dividendos, lucros, fluxo de caixa operacional e fluxo de caixa livre. Além de considerar outros fatores, como ativos imobilizados, ativos tangíveis e intangíveis, clientes, marcas, riscos, dentre outros.

Assim, ele estabelece o valor da empresa além de outras considerações do mercado e consegue estimar o valor do negócio, quanto ele pode lucrar futuramente, avaliar oportunidades, riscos e fazer com que o empreendedor entenda a capacidade de geração de recursos do negócio a longo prazo.

2. Múltiplos de Mercado

Essa abordagem é muito usada no mercado, o método dos múltiplos de mercado analisa comparando o desempenho econômico da empresa com o desempenho de outros negócios semelhantes, ou com outras transações feitas que possuem uma realidade parecida com a empresa avaliada. Em outras palavras, esse método compara o desempenho econômico-financeiro de empresas similares.

O método é baseado na ideia de valor relativo, já que o valor do negócio que está sendo avaliado vai depender do valor dos outros negócios, que serão usados para a comparação. É importante lembrar que não existem negócios idênticos, mas é importante buscar os negócios mais similares possíveis para evitar grandes diferenças.

O Múltiplos de Mercado presume que o valor de um ativo deve ser próximo de outros ativos similares disponíveis no mercado.

O FCD considera que o valor da empresa é proporcional à sua capacidade de gerar riquezas no futuro, a partir de suas características operacionais atuais. Enquanto, o Múltiplos leva em consideração comparar os indicadores da empresa com outras empresas referências e similares, e pode comparar também os múltiplos do próprio negócio com suas médias históricas.

A fórmula desse método é definida por: Múltiplo = Valor de Mercado / Variável e o cálculo pode ser feito com base em diversos indicadores, como por exemplo: 1- Lucro (EBITDA, Lucro Líquido ou (P/E), 2- Valor Patrimonial ou 3- Faturamento.

É preciso escolher qual desses múltiplos será usado para servir de base para o método e qual definirá o Valuation, portanto, é importante contar com consultores especialistas no assunto que entendam qual a melhor opção para basear a análise.

 

metodo-contabil3. Método Contábil

O método contábil ou Valor de Liquidação (são métodos iguais), é uma abordagem mais conservadora. Dessa forma, ele calcula o valor de uma empresa quando seus ativos são vendidos. Ele avalia empresas com base na projeção do seu patrimônio líquido. Em outras palavras, ele avalia a quantia estimada do dinheiro recebido na venda de seus ativos e pagamento de suas dívidas.

Ele gera o caixa líquido que uma empresa iria gerar caso se todas suas obrigações fossem pagas e seus ativos fossem liquidados. Warren Buffett, investidor e filantropo americano, afirma que o método de avaliação de liquidação permite que você veja a ‘margem de erro’ que você tem com uma avaliação.

Entretanto, é uma abordagem que não retrata a real lucratividade do negócio e o futuro da empresa. Por isso, não é muito usada.

Assim, o método encontra todo o valor líquido gerado pela empresa até o momento, porém, não considera sua continuidade, seu potencial de crescimento e de geração de valor, além de esquecer de seus bens intangíveis. A ideia desse método é que mesmo que tudo dê errado na gestão da empresa e as vendas caiam muito após a aquisição, ela sempre pode cair para o valor de liquidação.

4. E Por Último, Mas Não Menos Importante: O Método BuyCo.

Além dos métodos existentes, a BuyCo. criou um método próprio e comprovado para avaliar empresas de micro e pequeno porte. Criamos um algoritmo acessível que visa ponderar 5 métodos de cálculo diferentes e consegue avaliar micro, pequenas e médias empresas.

Os 5 métodos que escolhemos para ponderar e encontrar o valor mais assertivo e que mais representam os valores de acordo com o mercado são:

  • Método da Base Zero: Este leva em conta o valor que o empresário investiu inicialmente no negócio. Ou seja, o valor necessário caso um empreendedor decida construir um negócio semelhante do zero e considera-se o valor necessário para reformas, instalações, equipamentos, e outros elementos que são precisos ao construir uma empresa do zero.
  • Valor do Ponto Patrimonial: Este tem como objetivo precificar os ativos contidos no ponto patrimonial, assim dizendo, o valor atual de mercado da soma de todos os ativos estáticos dentro da empresa, como equipamentos, móveis, etc.
  • Expectativa de Retorno: Essa metodologia está associada ao tempo almejado de retorno do investimento para certo setor de mercado (payback médio).
  • Fluxo de Caixa: para fornecer uma visão de futuro, porém, sem usar a perpetuidade, de forma a balizar o atual momento da empresa e trazer, de forma sútil, um cenário futuro com base em projeções conservadoras;
  • Múltiplo Setorial: Faz a comparação do negócio com outras firmas semelhantes que estão ou estiveram em negociação.

Nossa calculadora Valuation usa todos esses 5 métodos com pesos diferentes, para estimar o valor justo do seu negócio! Conheça mais sobre o método BuyCo.! Basta clicar no botão abaixo para saber mais e estimar o valor do seu negócio de maneira simples, rápida, segura e gratuita:

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

Tipos de Valuation: 1- Valuation ConsultivoValuation-consultivo

O Valuation é um termo que significa avaliação de empresas e ele pode ser usado em diversas situações, como mencionamos anteriormente. Basicamente, ele é uma previsão do retorno sobre investimento. Assim, com um laudo Valuation em mãos é possível atrair investidores, compradores e identificar as características que valorizam o negócio.

O Valuation Consultivo traz informações relevantes aos sócios na tomada de decisões estratégicas e conta com a consultoria de especialistas no assunto, dessa forma, é uma avaliação mais completa e personalizada para as empresas.

Imagine só que você esteja buscando investidores para o seu negócio, você certamente precisa realizar um Valuation e o investidor também vai exigir certa “garantia” para que ele possa fazer o investimento e receber lucros com o passar do tempo. O Valuation garante as projeções futuras e traz segurança e comprovação para a negociação.

Dessa forma os consultores especialistas no assunto reúnem diversos elementos do negócio, com o objetivo de estabelecer a questão contábil ao valor monetário de bens intangíveis. Como por exemplo: o valor da marca, potencial de crescimento a longo prazo, sofisticação de processos, uso de tecnologias, etc.

Além disso, ele inclui indicadores, avaliação gerencial, projeções financeiras, diretrizes para negociação e muito mais!

Para saber mais, basta clicar aqui!

Tipos de Valuation: 2- Business Valuationtipos-de-valuation-business-valuation

O Business Valuation é a avaliação de negócios e visa calcular o valor de uma empresa a partir da aplicação de um modelo quantitativo.

E você deve estar pensando qual é a diferença entre o Valuation é o Business Valuation?! Bom, o Business Valuation é uma abordagem mais objetiva que fornece o valor da sua empresa através de um laudo. É um método mais simplificado, então, seu cálculo é mais objetivo e não considera critérios mais subjetivos do negócio. Ele é feito pelo próprio empresário e é mais usado por micro e pequenas empresas.

O Business Valuation pode te ajudar a:

  • Ter acesso a créditos e financiamentos
  • Precificar e acelerar a compra ou venda da sua empresa
  • Captar novos sócios e investidores
  • Tomar decisões mais estratégicas e assertivas
  • Ter ciência do seu patrimônio e do valor da sua herança
  • Entender seu desempenho empresarial

Para saber mais, basta clicar aqui!

E Como a BuyCo. Pode Te Ajudar?como-a-buyco-pode-te-ajudar

A BuyCo. é uma empresa reconhecida no mercado que conecta as duas partes durante uma operação de M&A: sell-side e buy-side, ou seja, empresários que querem vender uma empresa e empreendedores que querem comprar uma empresa.

Dessa forma, a BuyCo. visa transformar e facilitar o empreendedorismo, mediando e facilitando a venda e compra de empresas, com segurança, acessibilidade, reduzindo riscos e trazendo o máximo de eficiência para essas transações, para a obtenção de melhores resultados.

Portanto, a BuyCo. possui um Catálogo de Anúncios, que contém empresas cadastradas que já fizeram um Valuation de seus negócios e passaram por uma curadoria feita pelos nossos consultores de negócio. Ou seja, elas tiveram uma assessoria de ponta a ponta ao longo de todo o processo.

O catálogo de anúncios da BuyCo. tem diversas oportunidades de negócios! Nele, você pode filtrar as oportunidades por: estado, cidade, o tipo de venda (todos, parcial, integral ou fundo de comércio) e pelo tipo de negócio.

Assim que você clicar em alguma oportunidade de seu interesse, você terá informações sobre ela, como: tipo de venda, tipo de negócio, localização, se têm ou não marca registrada, um resumo breve sobre o negócio junto com uma análise do investimento e um parecer de nossa especialista em M&A e Valuation, dentre outras informações relevantes. Quer saber mais e conhecer nossas oportunidades? Basta clicar no botão abaixo:

ACESSAR CATÁLOGO DE ANÚNCIOS

E Por Fim, Você Já Sabe Quanto Vale Sua Empresa?

Você, alguma vez já fez o Valuation da sua empresa e descobriu quanto ela vale no mercado? Se não fez, por que não fazer uma avaliação do seu negócio, para começar o ano com o pé direito?

O Valuation vai ser uma ferramenta poderosa e estratégica para você! Ele é uma parte indispensável em um processo de M&A, já que além de gerar o valor justo da sua empresa, ele serve para entender melhor a situação financeira da empresa, seu posicionamento no mercado, sua saúde financeira e suas perspectivas de crescimento no futuro. Então, o laudo Valuation é uma peça que não pode faltar durante a negociação, certo?

Ainda, se você pretende antecipar seus próximos passos e realizar alguma operação de M&A (compra e venda de empresas), será preciso avaliar seu negócio! A BuyCo. conta com o suporte de especialistas, que te ajudarão ao longo de todo o processo de compra, venda e avaliação de empresas!

O laudo contém análises profundas do seu negócio, que possibilitam uma melhor visão tanto para você, quanto para potenciais compradores, vendedores e investidores!

E, afinal de contas, sem um laudo de Valuation, sua empresa não vale nada, certo? Então, para saber mais, ou entrar em contato, basta clicar aqui!

Mercado de Fusões e Aquisições (M&A) para 2024 – Perspectivas e Oportunidades

Educação em Transformação: O Mercado Bilionário de Compra e Venda de Redes de Escolas

Estratégias de Crescimento Empresarial: Transformando Concorrentes em Aliados