Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Fusão e Aquisição: Motivadores e Dicas para um M&A de Sucesso

Fusão-e-Aquisição-Motivadores-e-Dicas

Em nosso artigo anterior, “Como fazer uma estratégia de M&A bem fundamentada’’, explicamos como realizar uma operação de M&A (fusão, aquisição) com o máximo de potencialização para que essa operação tivesse os melhores resultados possíveis, ou seja, como fazer uma estratégia de M&A bem fundamentada, para conseguir que o processo de M&A fosse bem sucedido e trouxesse resultados positivos.

No entanto, realizar um processo de M&A possui altos riscos e uma baixa taxa de sucesso, segundo estudos da universidade Harvard, 70% dos processos de M&A falham. Dessa forma, muitas pessoas, principalmente empresários, se perguntam se vale a pena ou não realizar uma operação de M&A, se realizar esse processo, será uma boa estratégia para o crescimento de seu negócio.

Portanto, preparamos esse artigo com motivadores e vantagens para realizar uma operação de M&A, além disso, vamos dar para você, algumas dicas, que serão importantes para fazer uma operação de sucesso!

Então, vamos lá? Boa leitura!

Fusão e Aquisição (Processo de M&A)

Apesar da insegurança de empresários em iniciar um processo de M&A, fusões e aquisições acontecem o tempo todo no mundo empresarial. Além disso, essas operações são noticiadas o tempo todo, no mundo inteiro, em veículos de comunicação.
Fusao-e-aquisiçao

Sabemos que a integração de duas empresas é uma tarefa cheia de desafios, no entanto, fazer uma fusão ou aquisição pode ser a ação ideal que o seu negócio precisa para alavancar! Atualmente, as empresas estão inseridas em um mercado competitivo, em um ambiente cheio de mudanças e riscos relacionados. Então, é de suma importância que antes de iniciar um processo de M&A, a empresa precisa entender qual é o seu cliente, a forma que ela se posiciona no mercado, entender o mercado de forma geral, seus competidores, suas forças e fraquezas, e muito mais! Depois disso, a empresa precisa criar uma estratégia de crescimento para alcançar seus objetivos. A estratégia de crescimento da empresa deve ser bem estruturada e planejada, com objetivos claros e definidos. Quando a empresa tem uma estratégia bem estruturada, ela certamente irá progredir.

E para que esse progresso se torne uma realidade, é muito importante ter consistência na execução da estratégia. A empresa deve se atentar a possíveis mudanças no ambiente, para que ela possa se adaptar. E por fim, mas não menos importante, é preciso avaliar qual o melhor planejamento de crescimento para seu negócio, são eles: Crescimento Orgânico e Crescimento inorgânico.

Crescimento Orgânico

O crescimento orgânico acontece quando a empresa usa seus próprios recursos e capacidade para aumentar sua receita. Dessa forma, o crescimento orgânico não incluiu lucros ou crescimento relacionado a fusões e aquisições. Mas sim um aumento nas vendas e na expansão da empresa, por meio dos próprios recursos da empresa. Entretanto, às vezes, a empresa tem o foco inicial em aumentar a sua base de clientes, para depois gerar lucro com eles. Por exemplo, empresas de tecnologia costumam fazer isso no início.

Crescimento Inorgânico

Nessa forma de crescimento, a empresa usa a capacidade e recursos externos, com objetivo de aumentar sua receita ou a sua base de clientes. Nesse sentido, a empresa realiza o processo de M&A, ou seja, fazendo uma fusão com uma outra empresa ou fazendo uma aquisição de uma outra empresa.

Por Que Fazer uma Operação de Fusão e Aquisição?

Você deve estar se perguntando, por que fazer uma operação de M&A no meu negócio? Existem alguns motivos que levam empresários a adotarem essa estratégia em sua empresa. Mas, de forma geral, o processo de fusão e aquisição serve para gerar valor no negócio! A geração de valor acontece através de sinergias, que podem ser duas: Sinergia de Receita e Sinergia de Custos.

Sinergia de Receitapor-que-fazer-uma-fusao-e-aquisiçao

Quando ocorre uma sinergia de receita, as empresas se juntam e combinam suas receitas, o que causa um aumento na receita total. As sinergias são geradas através de uma melhor proposta de valor para o cliente. Nesse modelo, as empresas também combinam suas carteiras de clientes, conseguem expandir e entrar em novos mercados. Além de complementar o portfólio para clientes, oferecendo mais produtos e serviços.

Sinergia de Custos

A sinergia de custos é quando duas empresas se juntam e reduzem seus custos operacionais. Ela ocorre por meio de uma análise, que identifica os menores custos em comum feitos na compra de insumos em cada uma das empresas e equaliza para o de menor valor. Além disso, a sinergia de custos consiste em economia de escala (vantagem operacional relacionada aos custos operacionais) com poder de negociação com fornecedores e racionalização dos custos.

No entanto, em uma operação de M&A é normal e é esperado que diversas sinergias aconteçam. As sinergias se dão através da combinação de ativos, experiências, conhecimento, processo, carteira de clientes, tecnologia! Além disso, as sinergias servem para extrair o máximo de valor de uma operação de M&A. Ou seja, em um processo de fusão e aquisição, as empresas estão tentando extrair uma da outra, tudo aquilo que ainda precisa ser melhorado na própria empresa, para além disso, as empresas estão tentando alcançar seus próprios objetivos com uma operação de M&A.

A geração de valor não é o único motivador que leva empresas a realizarem uma operação de fusão e aquisição, existem alguns outros motivos muito comuns em processos de M&A, que são baseados em benefício tanto para o Sell-Side, quanto para o Buy-Side, que são as duas pontas do M&A.

Conheça agora outros motivadores principais que levam as empresas a realizarem uma aquisição ou fusão.

Motivadores Para Fazer uma Operação de M&A

Capacidade: Um motivador muito comum é a questão da capacidade da empresa. Muitas empresas demoram maisFusao-e-Aquisiçao-Motivadores tempo para desenvolver seus ativos, nesse caso, uma operação de M&A, mais especificamente uma aquisição seria interessante, já que a empresa conseguiria obter esses ativos de uma forma mais rápida com outra empresa. Alguns exemplos desses ativos são: tecnologia, processos, dados, fornecedores, comunicação e muito mais!

Financeira: A estratégia do M&A é bastante usada com uma motivação financeira, afinal de contas, ao juntar duas empresas, a capacidade de financiar aumenta. Assim, a capacidade de investir no modelo operacional aumenta, assim como investir em outras questões da empresa.

Fiscal: Quando uma empresa possui altos lucros tributários, ela pode fazer uma operação de M&A com uma empresa que possui prejuízos fiscais para compensar. Nesse caso, a junção será benéfica para as duas empresas.

Expansão geográfica: Um outro motivador muito comum é a expansão geográfica. Empresas que desejam se inserir em novos mercados ou desejam entrar em novas áreas geográficas, utilizam o processo de M&A e buscam como alvo empresas que já estão inseridas nesse mercado desejado ou que estejam presentes no local geográfico determinado.

Existem outros motivadores que são muito comuns em um processo de M&A, o importante é que você entenda quais são os objetivos da sua empresa e qual é o seu motivador no momento! Assim, você conseguirá fazer uma estratégia de M&A mais assertiva e bem fundamentada!

Dicas Para uma Fusão e Aquisição de Sucesso!

Dicas-para-fusao-e-aquisiçao

Empresas que nunca fizeram uma operação de M&A, é aconselhável que faça uma fusão ou aquisição com empresas semelhantes, ou complementares. Isso porque já que existe similaridades entre as empresas, menor vai ser o atrito nos processos de operacionais, financeiros e outros. Isso irá diminuir o risco na transação de M&A e haverá mais sinergias. Além disso, pode ser que ocorra um maior alinhamento com visão, valores e missão. Isso vai manter a coerência do negócio e promover um maior potencial de geração de valor para a empresa.

Por outro lado, se a empresa já tem um histórico com operações de M&A, é importante fazer uma análise da sua taxa de sucesso. Nesse sentido, é importante entender os erros e acertos durante o processo de fusão e aquisição. E se já existe uma estratégia estruturada para dar sequência. Se as experiências anteriores foram positivas, o plano atual pode ser reescrito com base no anterior. Mas caso contrário, se a experiência anterior não foi bem sucedida, o ideal seria aplicar a ideia anterior descrita acima, ou seja, a empresa deve se apoiar na premissa de empresas que nunca passaram por uma operação de M&A.

Em ambos os casos, é importante também ter o apoio externo de uma consultoria especializada no assunto. Ela irá entender o seu modelo de negócio, seus objetivos, motivadores e posteriormente ajudar a desenvolver uma estratégia para o seu negócio. Por fim, a consultoria irá encontrar uma empresa apropriada para o processo de M&A, com maior semelhança e menores riscos.

Conte com a BuyCo. Para te Ajudar!

Por último, mas não menos importante, as operações de M&A envolvem riscos muito altos, no entanto, realizar umconte-com-a-buyco processo de M&A tem suas vantagens, como por exemplo, a expansão do negócio. E você deve se atentar aos detalhes, já que eles são de extrema importância e podem garantir o sucesso do processo. Portanto, a disposição para resolver conflitos, sem esquecer ou fechar os olhos para questões tão importantes, é algo que vai fazer muita diferença e com certeza aumenta muito as chances de realizar um M&A de sucesso! E não se esqueça, conte com a ajuda de consultores! Realizar o processo de M&A não é uma tarefa fácil e não ocorre da noite para o dia. É um processo bastante complexo com muitos riscos!

Se você decidiu fazer alguma operação de M&A, o Valuation vai ser uma ferramenta poderosa para você! A BuyCo. conta com o suporte de especialistas, que te ajudarão ao longo de todo o processo de Fusão e Aquisição! Além de gerar o valor justo da sua empresa, o Valuation contém estudos, e com ele é possível obter dados muito relevantes sobre a empresa. Como, por exemplo, o histórico da empresa, a saúde financeira e outros detalhes sobre o negócio. 

E lembre-se que, durante o processo de M&A, a avaliação da empresa será indispensável, para descobrir mais sobre o seu negócio. Com o Valuation em mãos, os empresários poderão entender melhor como o negócio opera. Então, é de suma importância fazer uma avaliação da sua empresa.

E, afinal de contas, sem um laudo de Valuation, sua empresa não vale nada, certo? Então, faça uma avaliação da sua empresa hoje mesmo! Para saber mais, basta clicar aqui e entrar em contato!

Além disso, a BuyCo. têm um método próprio, para estimar quanto vale sua empresa, em apenas 5 minutos e de forma digital, segura e gratuita. Para saber mais clique no botão abaixo:

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

calculadora-de-valuation-vale-a-pena

Por que a Calculadora de Valuation Vale a Pena?

Contabilidade

Contabilidade: Dicas Para o Seu Negócio!

modelo-de-partnership

Modelo de Partnership: Como Criar na Sua Empresa