Banner Blog

Revolucione seu conhecimento.

Cultura Organizacional: 10 Passos Para Criar Uma de Sucesso!

Cultura-Organizacional

Cultura Organizacional é um termo usado nas empresas para definir uma soma de de elementos, como valores, normas, crenças, atitudes, etc, que influenciam, diretamente, no clima da empresa. E muito além disso, a cultura organizacional pode auxiliar em diversas questões e áreas, e trazer muitos avanços para o negócio!

Portanto, é essencial ter uma cultura organizacional bem definida e estratégica no seu negócio. Dessa forma, nesse artigo vamos falar sobre Cultura Organizacional e os 10 Passos Para Criar uma de Sucesso na sua Empresa!

Então, vamos lá? Boa leitura!

O Que É Cultura Organizacional?Cultura-organizacional

Cultura Organizacional é um termo usado nas empresas para definir uma soma de de elementos, como valores, normas, crenças, atitudes, etc, que influenciam, diretamente, no clima da empresa. E muito além disso, a cultura organizacional pode auxiliar em diversas questões e áreas, e trazer muitos avanços para o negócio!

Portanto, é essencial ter uma cultura organizacional bem definida e estratégica no seu negócio. Dessa forma, nesse artigo vamos falar sobre Cultura Organizacional e os 10 Passos Para Criar uma de Sucesso na sua Empresa!

Então, vamos lá? Boa leitura!

O Que É Cultura Organizacional?

Algumas empresas possuem dificuldade em definir a própria cultura organizacional de seus negócios, porque existe uma certa dificuldade em definir o que é o termo cultura organizacional, pelo fato de não existir apenas uma definição para esse conceito.

Entretanto, entende-se a cultura organizacional como a demonstração dos valores da empresa, na prática. Em outras palavras, a cultura organizacional desrespeita a forma como a empresa e as pessoas envolvidas se portam em suas atitudes, regras, crenças, costumes, hábitos, valores, linguagem, comunicação e outros elementos que reforçam e refletem a cultura da empresa.

Segundo o The Business Dictionary: “a cultura organizacional inclui as expectativas, experiências e filosofia da organização, bem como os valores que orientam o comportamento dos membros e são expressos na autoimagem, no funcionamento interno, nas interações com o mundo externo e nas expectativas futuras”.

Para entender melhor como funciona na prática, imagine que uma empresa de tecnologia tem como um dos seus valores “inovação”. Entretanto, no seu cotidiano não pratica a inovação, seja entre os colaboradores, ou não inova na forma de trabalhar, ou no atendimento e relacionamento com o cliente, essa empresa tem como ideia e filosofia esse valor (Inovação), mas não segue ele no dia a dia. Logo, essa empresa não inova, de fato.

Dessa forma, a expressão da cultura não é definida pelas regras da empresa, ou da forma que a empresa gostaria que fosse. Mas, sim pela soma de diversos fatores e pelos colaboradores.

Portanto, a cultura organizacional não se estabelece apenas pelos valores da empresa, mas sim no que ela atua e propaga todos os dias, ligado aos colaboradores, fornecedores, diretores, parceiros, clientes. Dessa forma, a cultura empresarial ou organizacional é a soma de atitudes, comportamentos, missão, visão, valores e propósito da empresa.

Por Que Criar Uma Cultura Organizacional Na Sua Empresa?

Uma das maiores dificuldades dentro das empresas é a parte de gestão de pessoas. Então, ter uma cultura organizacional bem definida auxilia nos processos da empresa, direciona relações internas, permite que os colaboradores persigam o mesmo objetivo, mantém os colaboradores mais engajados com o negócio, atrai e retém mais talentos, melhora o ambiente e o clima do trabalho, aumenta o nível de satisfação dos funcionários. Enfim, criar uma cultura definida e forte na sua empresa tem enormes benefícios.

Ainda, a cultura organizacional é algo que está diretamente ligado às pessoas internas, mas, é um fator que pode influenciar e melhorar a comunicação externa, o relacionamento com os clientes, contribuir com o alcance de metas. Dessa forma, a cultura pode impactar tanto os colaboradores, quanto agentes externos envolvidos, clientes, fornecedores, etc.

Assim, a cultura vai muito além de regras ou normas institucionais, ela interfere no comportamento das pessoas da empresa e ela vai ditar a forma como as coisas são feitas dentro de uma organização. Um estudo feito pela Universidade Duke com 5 mil executivos americanos e europeus revelou que, 90% acreditam que cultura organizacional é importante para os resultados.

A cultura organizacional vai muito além do clima organizacional, já que o clima pode mudar diversas vezes em um mesmo dia. Enquanto que a cultura organizacional pode permanecer intacta durante anos. Isso porque se uma cultura for forte, é muito provável que os colaboradores agirão de acordo e não haverá falhas quanto ao entendimento dos valores, missão, visão, objetivos e propósito do negócio.

Portanto, a cultura ajuda a estabelecer as atitudes e comportamento dos funcionários da empresa, então, imagine se a sua empresa criar uma cultura bem definida, forte e estratégica? Isso pode ajudar a melhorar os resultados da empresa e promover um melhor ambiente de trabalho.

Conheça Alguns Pontos Que São Importantes Para Criar E Reforçar A Cultura Do Seu Negócio!

  • Valores, esses são os valores da empresa que partem da crença dos fundadores que servem de base para as práticas do negócio;
  • Crenças da empresa, são estabelecidas a partir da convivência dos envolvidos;
  • Costumes que serão seguidos, esse ponto será concretização dos valores e crenças;
  • Ritos e atividades, são feitos com frequência com o objetivo de aperfeiçoar a cultura e o clima;
  • Cerimônias realizadas, podem ser eventos, happy hours, etc, sejam eles formal ou informal.

E por fim, lembre-se que, não investir em cultura organizacional, já é um tipo de cultura. Afinal, ao não investir na cultura do negócio, o empreendedor está deixando de lado uma parte essencial do negócio e comunicando que isso é algo ‘’sem importância’’.

Dessa forma, a falta de cultura organizacional pode resultar em: 1- Falta de alinhamento entre os membros da empresa, já que eles não compreenderão qual é a visão e estratégia da empresa. 2- Problemas na comunicação e integração dos colaboradores. 3- Desmotivação e menor dedicação dos colaboradores, e por consequência o desempenho e resultados podem ficar abaixo do esperado.

Como Desenvolver Uma Cultura Organizacional de Sucesso?como-criar-uma-cultura-organizacional-de-sucesso

Agora que você já entendeu o que é cultura organizacional, os pontos positivos em criar uma cultura bem definida na sua empresa e pontos negativos caso seu negócio não possua nenhuma cultura, você deve estar se perguntando quais atitudes e passos necessários você deve seguir para desenvolver uma cultura organizacional de sucesso no seu negócio!

De acordo com pesquisadores de cultura organizacional, a mesma nasce de princípios, crenças e valores dos fundadores e principais líderes da empresa. E para implementar uma cultura interna de sucesso na sua empresa, é preciso ter algumas práticas.

Vamos apresentar, a seguir, os 10 passos mais importantes para criar uma cultura de sucesso. Confira eles:

1. Defina A Cultura Ideal Para Sua Empresa (Valores, Missão, Crenças)

Para ter uma cultura organizacional positiva e forte, é preciso, antes, ter uma missão, visão, e valores bem definidos! Assim como os objetivos, metas e propósito do negócio. E não apenas ter esses pontos bem definidos e claros, mas os colaboradores precisam saber e entender todos eles.

A empresa deve compartilhar e reforçar esses conceitos com os colaboradores. Quando os funcionários entendem esses conceitos, eles ficam mais engajados e motivados, portanto, se dedicam mais para alcançar essas metas e objetivos. Então, essa é uma prática fundamental e é o primeiro passo para conseguir ter uma cultura forte dentro da empresa. 

Após definir e compartilhar esses conceitos com os colaboradores da empresa, é possível ir ”moldando” a cultura ideal. Afinal de contas, são conceitos que irão nortear o caminho da empresa e o caminho que essa cultura tende a seguir. 

Um exemplo disso é a empresa Adobe, que tem a “confiança” e “criatividade” como dois de seus principais valores. E como prática desses valores, a empresa estimula os colaboradores a arriscarem e terem total liberdade para criar. Dessa forma, os funcionários possuem liberdade para estabelecer suas próprias metas e de quais formas irão alcançá-las, enquanto, seus gestores ficam responsáveis apenas por orientá-los.

comunique-a-cultura-organizacional-com-os-funcionarios

2. Comunique À Cultura Aos Funcionários

Depois de definir os conceitos que transmitem a identidade da empresa e “desenhar” a cultura organizacional, é preciso comunicá-la e compartilhá-la com os funcionários da empresa.

Segundo Stephen Robbins, professor e autor do livro mais vendido do mundo na área de gestão e comportamento organizacional, ‘Fundamentos do Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro’, “A cultura organizacional é transmitida aos funcionários por meio de diversas maneiras, sendo que as mais poderosas são as histórias, os rituais, os símbolos e a linguagem. Essas maneiras são classificadas como componentes da cultura organizacional e impactam, diretamente, o comportamento das pessoas dentro da empresa.”

Dessa forma, a empresa deve marcar reuniões ou encontros para explicar sobre a cultura, como ela se alinha com a empresa, estratégias que foram elaboradas a partir dela e como viver a cultura organizacional da empresa no dia a dia. Além da comunicação verbal sobre o que é e como vivê-la no cotidiano, é preciso promover a cultura através do exemplo, dessa forma, proporcionar treinamentos, dinâmicas, orientações, reuniões de times, dentre outros mecanismos. Com o objetivo de reforçar a cultura, deixando-a mais forte e significativa.

3. Contrate Pessoas Que Tenham Fit Cultural

Na hora de contratar pessoas para trabalhar na empresa, alguns candidatos demonstram terem mais compatibilidade com os valores da empresa do que outros. E o que isso quer dizer?

São aquelas pessoas que possuem perfil, crenças e comportamentos mais alinhados com o negócio. Essa “compatibilidade” é o fit cultural e ela revela as pessoas que estão mais alinhadas com a empresa e até mesmo, pessoas que não estão. Dessa forma, o recrutador pode usar suas habilidades para observar candidatos que tenham mais fit cultural com a empresa.

Esse ponto deve pesar e ser considerado na avaliação e seleção de candidatos, caso você queira fortalecer a cultura organizacional e ter colaboradores mais alinhados com ela! Portanto, contratar pessoas que tenham mais fit cultural é uma boa prática para desenvolver a cultura organizacional ou até mesmo, melhorar uma cultura já existente. 

4. Compare A Cultura Desejada Com A Existente

Muitas das vezes o empreendedor já possui uma cultura organizacional no seu negócio, no entanto, ainda não é uma cultura organizacional ideal e ele precisa aperfeiçoá-la, para que se torne a cultura que o empresário quer atingir! Caso a cultura organizacional atual que a sua empresa possui não seja a cultura que você deseja, é preciso aperfeiçoá-la.

O processo de melhoria deve ser aplicado de cima para baixo, dessa forma, os fundadores devem definir com mais clareza os conceitos do negócio e compartilhá-los com os líderes. Os fundadores e líderes do negócio podem traçar, juntos, o caminho que a cultura organizacional deve seguir.

Os líderes, por sua vez, irão compartilhar a cultura com o resto dos colaboradores. Ainda, é importante proporcionar ações, a fim de fortalecer e alinhar a cultura, como por exemplo cursos e workshops sobre cultura organizacional, no geral, e esclarecer qual a cultura a empresa está seguindo.

A partir de ações e práticas que a empresa fizer, os funcionários começarão a entender a cultura e reconhecer os valores e crenças do negócio, e começarão a ter comportamentos mais alinhados com a cultura. Dessa forma, o clima organizacional também irá melhorar.

5. Mantenha os Funcionários Incluídos na Cultura

Os funcionários precisam sentir segurança para tentar, arriscar, falhar, se expressar e enfim, para se sentirem incluídos dentro da empresa. Portanto, é importante criar um ambiente seguro e uma cultura organizacional pautada na confiança. Para que isso aconteça, a empresa deve dar liberdade e incentivar seus colaboradores a compartilharem suas ideias, opiniões e se expressarem. 

Para estimular ainda mais essa confiança, é importante criar locais para que esse compartilhamento aconteça com sinceridade e confiança, assim é possível: realizar fóruns abertos com os líderes, fazer e solicitar feedbacks entre quaisquer membros da empresa e melhorar a comunicação sobre novos processos, decisões e mudanças na empresa, etc.

Além disso, faça questionários e pesquisas, a fim de entender melhor a satisfação do colaborador e se o mesmo, está se sentindo incluído e engajado com a empresa. Forneça um espaço para possíveis críticas ou sugestões, assim, todos os funcionários podem expressar suas satisfações e insatisfações dentro da empresa. Esta prática pode auxiliar muito para melhorar diversos aspectos na empresa e cultura organizacional.

trabalhe-com-reciprocidade

6. Trabalhe com Reciprocidade

A cultura é o caráter do negócio, então, incentivar as boas práticas é um dos passos principais para implementar a cultura na sua empresa. Em outras palavras, é importante recompensar as pessoas e ações que apoiem os valores da empresa. Por exemplo, se um colaborador ajudou outro colaborador a realizar uma tarefa que não era sua, a empresa pode reconhecê-lo! Ou seja, trabalhe com a reciprocidade!

Elabore ações internas, divulgue materiais de informações, tenha elementos no local de trabalho que sejam para além do trabalho, como por exemplo, redes para descanso, mesa de sinuca para horários livres, etc, e crie programas de benefícios e vantagens. Estas são algumas políticas de incentivo que você pode adotar em seu negócio. Ainda, crie programas para fortalecer as ações que estão de acordo com os valores e prioridades da empresa.

Se a empresa tem um dos seus valores ‘aprender algo novo, sempre’ e existe um grupo de pessoas na empresa que se reúne para compartilhar conhecimentos sobre inglês, por exemplo, por que não investir em um curso de inglês e disponibilizar para todos os funcionários?

7. Reconheça As Realizações Dos Funcionários

Um passo muito importante no desenvolvimento da cultura organizacional é recompensar os colaboradores. Dessa forma, crie políticas de relacionamento, valorize os colaboradores e crie programas de valorização, envolva os funcionários em atividades fora da empresa, como por exemplo almoços, happy hours, entre outras atividades.

Tudo isso para que o colaborador se sinta mais conectado com a empresa e com a cultura da organização, dessa forma, os valores ficarão cada vez mais claros e será cada vez mais simples agir de acordo. Portanto, valorize seus colaboradores, e reconheça as realizações de cada um deles!

8. Crie Um Ambiente Seguro E Propício Para A Inovação

A inovação pode ser um grande passo para melhorar uma cultura organizacional ou para o crescimento da empresa. Dessa forma, implementar metodologias, processos e escolher por atributos mais modernos e atuais. Estes pontos ajudarão a empresa a se manter competitiva no mercado e fazer com que ela possa se desenvolver e crescer mais.

Entretanto, é preciso criar um ambiente seguro e propício para inovar, ou seja, implementar determinados métodos e características no ambiente, para que ele se torne um ambiente seguro e todos os colaboradores possam fazer parte desse processo de inovação.

O ambiente seguro de inovação é chamado de cultura de inovação. Portanto, a partir de determinados métodos, o ambiente pode se tornar mais propício para inovação. Os funcionários irão se sentir mais inspirados e incentivados a inovar e essa cultura cria na empresa uma série de ações criativas e disruptivas para realizar atividades, melhorar processos, implementar novos ajustes, etc. 

Por fim, implementar uma cultura de inovação na sua empresa pode ajudar o negócio a alcançar melhores resultados e metas, aumentar o lucro da empresa e atrair mais clientes. Afinal de contas, negócios que já possuem uma boa cultura de inovação implementada em seus processos, são as empresas que mais crescem nos últimos anos.

9. Crie Espaço Para Os Funcionários Relacionarem Uns Com Os Outros

O Relacionamento com os Colaboradores e entre colaboradores faz parte da cultura organizacional forte e eficaz. Não é novidade que o relacionamento com os colaboradores é um dos pontos de sucesso e desenvolvimento da empresa, isso porque os funcionários possuem um papel muito importante na empresa. Portanto, manter um clima organizacional saudável e as relações interpessoais no trabalho em equilíbrio é fundamental.

Além do desenvolvimento do negócio, um clima organizacional harmônico influencia no engajamento dos funcionários com a empresa, o desempenho deles e a convivência de todos na empresa. Ou seja, o bom relacionamento entre as pessoas, que fazem a empresa crescer, influencia muito na relação direta no trabalho em equipe e individual.

Manter as relações interpessoais em harmonia pode parecer fácil, mas, muitas das vezes, torna-se uma tarefa difícil, já que são diferentes pessoas e personalidades trabalhando juntas. Dessa forma, as empresas devem desenvolver estratégias para criar um bom relacionamento entre os funcionários.

Portanto, ter uma cultura organizacional bem definida, com valores, posicionamento e princípios claros para todos os funcionários, é o primeiro passo para o bom relacionamento entre os colaboradores. Além disso, é imprescindível criar um ambiente seguro, agradável e humanizado para que todos se sintam confortáveis em trabalhar, dar ideias, expor opiniões, serem quem realmente são.  Isso irá garantir uma relação positiva entre colaborador e empresa, e consequentemente, fortalece a cultura organizacional. Ou seja, é um ciclo onde o colaborador enriquece a cultura e a cultura enriquece os relacionamentos e as percepções das pessoas.

10. Envolva os Colaboradores na Cultura

Por fim, mas não menos importante, envolva os funcionários na cultura! Os colaboradores da empresa são a parte central da organização, eles que fazem os processos caminharem rumo ao desenvolvimento.

É de extrema importância saber construir uma cultura organizacional forte, mas também é muito importante saber transmiti-la para o resto da empresa. Os funcionários devem entender para conseguir viver a cultura na prática e compartilhar os princípios dela.

Dessa forma, é importante ter uma comunicação interna eficaz, para que a cultura seja compartilhada e associada de forma natural. Por isso, a comunicação precisa ser bidirecional, de forma que todos os colaboradores entendam, além de permitir a interação e o feedback dos mesmos. Assim, você mantém os funcionários envolvidos na cultura.

Um exemplo disso é uma ação que fazemos aqui na BuyCo., chamada de Valorizei. Nessa prática que realizamos, os colaboradores são incentivados a enviar recados uns para os outros, com o objetivo de valorizar alguma ação que condiz com algum valor da empresa.

Os valores são: comprometimento com o sucesso; obstinados por melhoria e focados na solução; gerar encantamento e comunicação eficiente. O colaborador deve marcar qual valor ele identificou na ação do outro colaborador e escrever uma pequena mensagem valorizando isso! O colaborador que mais recebe um  “valorizei” de determinado valor torna-se guardião daquele valor e recebe um presente.

Além disso, cada guardião de determinado valor fica responsável por disseminar aquele valor, assim, durante a reunião ele compartilha o seu valor e como ele acredita que aquele valor funciona na prática. Os outros funcionários podem consultar os guardiões caso queiram tirar dúvidas ou para “reforçar” aquele determinado valor, caso ele esteja enfraquecido ou não tenha sido entendido pelo determinado funcionário. Muito legal, não é mesmo?

Exemplos de Práticas da Cultura Organizacional da BuyCo.

A mais de 1 ano, a BuyCo. decidiu implementar o conceito de comunidade no ano de 2021, como forma de criar uma comunidade empresarial e para reforçar a nossa cultura organizacional. Apesar de ser um ação singela onde o termo “Comunidade” foi implementado, foi um ato que surtiu muito efeito, pois ajudou a reforçar a cultura e manter os funcionários mais engajados, estabelecendo, assim, uma sensação de comunidade e conexão entre os colaboradores e a empresa.

Desde então, a empresa vem cada dia mais fortalecendo sua cultura e adotando novas práticas e ações para engajar e motivar os colaboradores. Como consequência disso, as pesquisas de satisfação demonstraram que os colaboradores estão mais engajados com o propósito da BuyCo., e o nível de satisfação apresentou um aumento.

A missão da BuyCo. é ‘’impactar o mundo dos negócios’’. A empresa surgiu para simplificar a compra e venda de empresas, facilitando o empreendedorismo.

A missão e valores da empresa, serviram de base para implementar a cultura da empresa, e reforçar na mente de cada colaborador como seria a ‘’essência’’ dessa cultura na prática. Além da definição clara da missão e dos valores do negócio, a BuyCo. implementou uma série de ações com o objetivo de reforçar a cultura e engajar os funcionários.

As Práticas Que A Buyco. Realiza São:

  • Evento de cultura, realizado anualmente, chamado de ‘’Valoriza BuyCo.’’ – O evento dura horas e possui diversas palestras reforçando os elementos e pontos que constituem a cultura da empresa. Após isso, um happy hour com comes e bebes. Além disso, a empresa distribui brindes, valoriza diversos colaboradores durante o evento e o evento possui dinâmicas;
  • Dia das profissões: cada colaborador recebe um pequeno agrado, parabenizando-o pelo dia da determinada profissão, no dia específico.
  • A BuyCo. implementou o sistema de Partnership, que busca incentivar os funcionários e reter talentos na empresa. Junto com esse sistema, os colaboradores recebem moedas que representam cada mês que ele tem de empresa. Então, cada um possui um cofrinho com o número de moedas que representa o número de meses que ele colabora com a BuyCo.
  • A empresa realiza Happy hours mensalmente.
  • Festas temáticas, como por exemplo: Happy Hour de Primavera, Festa Junina, Festa de Final de Ano, etc.
  • O megafone é usado por colaboradores anunciando quando acontece alguma venda.
  • Cartão Flash que o colaborador pode usar em qualquer estabelecimento.
  • Possibilidade e incentivo à visitas em eventos de empreendedorismo, dentre outros temas, como por exemplo, Marketing Growth.
  • Valorizei: os colaboradores são incentivados a enviar recados uns para os outros, com o objetivo de valorizar alguma ação que condiz com algum valor da empresa. O colaborador deve marcar qual valor ele identificou na ação do outro colaborador e escrever uma pequena mensagem valorizando isso! O colaborador que mais receber um “valorizei” se torna guardião daquele valor e recebe um prêmio. Cada guardião fica responsável por aquele valor e pode tirar possíveis dúvidas e propagar aquele valor para os demais funcionários.
  • E por fim, pequenas demonstrações de cuidado no escritório, como por exemplo, pasta de dente e desodorante nos banheiros, caixa com remédios, etc.

Conclusão

A BuyCo. também é uma das empresas que busca incentivar, motivar e engajar seus colaboradores por meio de práticas que reforçam sua cultura. A BuyCo. acredita em cada um de seus colaboradores e quer vê-los satisfeitos e engajados com seu trabalho, com as pessoas do time e com a empresa, no geral. A cada ano, a BuyCo. busca melhorar o ambiente do colaborador, por isso, ela realiza pesquisas de satisfação para medir o nível de satisfação dos colaboradores e ela investe na cultura organizacional, e também busca formas de melhorá-la e reforçá-la com seus colaboradores. Além da retenção dos nossos próprios colaboradores, foi possível atrair a partir de uma cultura organizacional mais eficaz e estratégica.

Vale lembrar que empresas vistas como um bom local para se trabalhar, possuem uma cultura organizacional bem definida e forte. Além de serem empresas que conseguem atrair mais talentos, reter seus colaboradores e conquistar colaboradores que são verdadeiros defensores e promotores da empresa/marca. 

Portanto, se você chegou até aqui e se ainda não criou uma comunidade dentro da sua empresa, por que não criar uma cultura de sucesso na sua empresa? Com a implementação das práticas da cultura organizacional, compartilhamento da cultura, engajamento e envolvimento dos colaboradores, a cultura vai ganhando força. Dessa forma, os colaboradores se sentirão mais pertencentes ao ambiente e irão se empenhar mais para os objetivos e metas do negócio.

Como a BuyCo. Pode Te Ajudar Hoje?a-buyco-pode-te-ajudar

Se você for realizar alguma operação de compravenda ou fusão de empresas, o Valuation será indispensável para qualquer tipo de negociação. Mas, não se esqueça, conte com a ajuda de profissionais especializados em Valuation, para ajudar nesse processo, do início ao fim!

Conte com a BuyCo. para fazer o Valuation do seu negócio. A BuyCo. conta com o suporte de especialistas, que te ajudarão a desenvolver o Valuation do seu negócio! Além de gerar o valor justo da sua empresa, o Valuation contém análises profundas sobre o negócio, e com ele é possível obter dados muito relevantes, como por exemplo, o histórico da empresa, a saúde financeira e outros detalhes sobre o negócio e ter visões mais estratégicas a partir disso.

Nossos consultores podem te assessorar ao longo de todo o processo de avaliação da sua empresa. O Valuation será muito importante para você entender melhor sobre o seu negócio. Com o laudo Valuation em mãos, as partes também poderão entender melhor como o negócio está operando e tomar decisões melhores. E afinal de contas, sem um laudo, sua empresa não vale nada, certo? Portanto, é de suma importância fazer uma avaliação da sua empresa. Então, faça uma agora mesmo! Para saber mais, basta clicar aqui e entrar em contato!

Além disso, a BuyCo. têm um método próprio, para estimar quanto vale sua empresa, em apenas 5 minutos e de forma digital, segura e gratuita. Para saber mais clique no botão abaixo:

ACESSAR A CALCULADORA DE VALUATION

O poder das Feiras e como elas podem Impulsionar o Seu Negócio

Calculadora de Valuation GRATUITA – O que é e para que serve?

Como vender posto de combustível de forma rápida e segura?